
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Mantagute, Elisangela Iargas Iuzviak | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Autor(es): dc.creator | Kelin, Elaine | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:13:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:13:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53664 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53664 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Profª. Ms. Elisângela Largas Luzviak Mantagute | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A presente pesquisa propõe refletir sobre a contribuição do Serviço Social na área da educação, especificamente no contexto escolar público, pois o Serviço Social é uma área de atuação no sentido educativo de revolucionar consciências, de proporcionar novas discussões, de trabalhar as relações interpessoais e grupais. Os objetivos propostos são conhecer as políticas públicas em educação, apresentar a importância do assistente social na educação e descrever possíveis orientações do assistente social no contexto escolar. Neste sentido, analisar sobre a contribuição deste profissional na área da educação, observando os altos índices de pobreza e miséria que atingem a população brasileira se expressam das mais diferentes formas e o processo educacional não está alheio a isso, ou seja, o sistema de ensino é um espaço onde os problemas sociais também são materializados. Apesar de a escola ser um dos principais equipamentos sociais, podemos identificar ainda um número pequeno e tímido de profissionais de Serviço Social atuando na área. No entanto, identifica-se que a educação tem demandas importantes para a intervenção do assistente social. Tais demandas requerem alternativas de trabalho com equipes multidisciplinares em contextos característicos de ação/reflexão/ação. A contribuição do assistente social na educação consiste em identificar fatores sociais, culturais e econômicos que determinam os processos relacionados ao campo educacional, tais como: evasão escolar, baixo rendimento escolar, atitudes e comportamentos agressivos, etc. Estas atitudes constituem questões de expressiva complexidade e que precisam necessariamente de intervenção conjunta por diferentes profissionais, como:educadores, assistentes sociais, equipe pedagógica dentre outros com a ajuda da família, da sociedade civil e comunidade escolar, possibilitando uma ação efetiva objetivando o cumprimento da missão da educação de oferecer qualidade de ensino para a formação de cidadania.Deste modo, o objetivo do assistente social na educação é identificar as demandas presentes nas relações sociais que incluem o cotidiano do aluno e as suas relações existentes entre sociedade e família, partindo das necessidades de garantir os direitos previstos constitucionalmente aos educandos. Enquanto escolha metodológica pautou-se em uma Revisão Bibliográfica, cujo desenvolvimento foi por meio de estudos de pesquisas já realizados de vários autores, com suas referências preservadas. Sendo assim, este estudo busca-se contribuir no sentido de subsidiar, auxiliar a escola, e os demais profissionais, para conhecer e compreender a figura do Assistente Social no ambiente escolar público. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (17 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Serviço social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociologia educacional | - |
| Título: dc.title | Atuação do assistente social no contexto escolar público | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: