Educação Integral : entre o assistencialismo e a humanização dos sujeitos

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Autor(es): dc.contributorFerreira, Denize Cristina Kaminski-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Edina de Jesus Guimarães de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:15:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:15:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-22-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-22-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53662-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53662-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª Me. Denize Kaminski Ferreira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Eduardo, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Nos últimos anos a Educação Integral tem sido pauta recorrente nos discursos e nos programas de governo, contudo, ampliar o tempo de permanência na escola pode constituir-se numa possibilidade de melhoria da qualidade da educação ou converter-se numa proposta meramente assistencialista, destinada às camadas mais pobres da população, onde a organização do trabalho pedagógico, do tempo e dos espaços escolares podem educar para subserviência. Educar integralmente, numa perspectiva de formação humana, significa promover o máximo desenvolvimento humano, por meio da apropriação dos conhecimentos científicos, filosóficos e culturais como pauta a Pedagogia Histórico-Crítica e a Teoria Histórico Cultural. Este artigo tem por objetivo analisar a proposta de Educação Integral do município de Telêmaco Borba-PR, a partir dos relatórios de acompanhamento pedagógico e das orientações emanadas pela Secretaria Municipal de Educação nos anos 2015 e 2016, buscando identificar a concepção de educação e a intencionalidade educativa do referido projeto. Com base na pesquisa bibliográfica, buscou-se definir a função social da escola numa abordagem materialista histórico-dialética e, por meio de uma análise documental, analisar a ampliação da jornada escolar no Brasil nos últimos anos e a proposta de Educação Integral na experiência do citado município, buscando elementos que justifiquem a ampliação da jornada escolar numa perspectiva de formação humana. Neste estudo, evidencia-se que a ampliação da jornada escolar dissociada da possibilidade de ofertar às crianças e jovens as máximas elaborações humanas, o conhecimento científico, a cultura erudita e o saber sistematizado, estará a serviço das pedagogias neoliberais pautadas no lema 'aprender a aprender', em favor da alienação dos sujeitos, conforme estudos desenvolvidos por Newton Duarte (2010). O desafio que se apresenta é ampliar a jornada escolar numa perspectiva de formação humana, como um instrumento de luta contra a alienação dos sujeitos.-
Formato: dc.format1 arquivo (19 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação integral-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleEducação Integral : entre o assistencialismo e a humanização dos sujeitos-
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