
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cardoso, Cristina | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Autor(es): dc.creator | Gnoatto, Dejanira Malacarne | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:25:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:25:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53660 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53660 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Prof. (a). Dr. (a). Cristina Cardoso | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Esse artigo tem por finalidade entender em que medida as condições socioeconômicas dos alunos do ensino médio são condicionantes para a permanência e ou o sucesso escolar. Este estudo de caso foi realizado em uma escola pública da capital do Paraná, a qual está inserida em uma comunidade pobre, onde os pais dos alunos possuem baixo nível de escolaridade e os jovens necessitam de trabalhar muito cedo para garantir a própria sobrevivência e ajudar no sustento da família também. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi de cunho quantitativo e qualitativo, no qual questionários foram aplicados aos alunos dos três anos do ensino médio. O objetivo dos questionários foi mapear o perfil socioeconômico desses jovens e adolescentes, bem como, investigar as expectativas que alunos e familiares tem com relação à escola. Além do descrito, pretende-se com este trabalho contribuir para que a escola e seus trabalhadores possam intervir positivamente no processo de ensino aprendizagem. Também durante a pesquisa, observou-se a falta de investimentos em políticas públicas básicas, nesta etapa tão importante da vida acadêmica desses jovens, bem como, a importância do fortalecimento dos vínculos da família com a escola, encorajando e incentivando os filhos de forma significativa, proporcionando assim uma identificação entre ambas. Afastando aquela ideia de obrigação ou tão somente uma busca desencontrada de um futuro melhor ou de ser alguém na vida, sem muita clareza daquilo que busca. Nesta perspectiva, o jovem precisa sentir-se pertencente à sociedade, sendo protagonista construindo e reconstruindo a sua própria história, defendendo os objetivos individuais e coletivos. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (23 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Planejamento educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio - Evasão escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudantes do ensino médio | - |
| Título: dc.title | As condições socioeconômicas e a permanência dos alunos no ensino médio : um estudo de caso para (re) direcionar o trabalho da escola investigada | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: