Baixa frequência escolar de adolescentes beneficiários do Programa Bolsa Família nas escolas estaduais do município de Londrina-PR : reflexões sobre o desinteresse pelos estudos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMeira, Leticia Mara de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorPerez, Débora Garcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:31:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:31:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-09-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-09-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53658-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53658-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Ma. Leticia Mara de Meira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este artigo tem como objetivo buscar e discutir alguns dados relativos à baixa frequência escolar de adolescentes beneficiários do Programa Bolsa Família na faixa etária de 16 e 17 anos, das escolas estaduais do município de Londrina, Estado do Paraná, disponíveis no Sistema Presença do Ministério da Educação. O artigo tem como foco uma justificativa muito presente para a baixa frequência dos estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família, nessa faixa etária, que é o desinteresse pelos estudos. Num primeiro momento, através da análise dos relatórios gerados no Sistema Presença acerca da baixa frequência dos estudantes em questão, verificou-se que o desinteresse pelos estudos é uma das justificativas mais frequentes quando direcionada para a faixa etária citada. Com base nessa informação e buscando entendê-la melhor, foi aplicado um questionário junto aos profissionais que efetuam o registro da frequência no Sistema e, a partir dos dados obtidos verificou-se que o desinteresse pelos estudos pode estar mascarando dados reais da baixa frequência. Verificou-se também que os profissionais das escolas que efetuam o registro da frequência no sistema não se sentem confortáveis em expor os verdadeiros motivos, em muitos casos por receio, pois se tratam de situações que expõem vulnerabilidades de jovens e seus familiares. Esses profissionais acabam utilizando o motivo de desinteresse pela educação como forma de minimizar situações que fogem ao alcance das ações possíveis de serem realizadas pela escola, como envolvimento com entorpecentes, trabalho informal e tráfico, o que requer intervenções de outras políticas públicas.-
Formato: dc.format1 arquivo (19 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFrequência escolar-
Palavras-chave: dc.subjectProgramas de sustentaçao de renda-
Palavras-chave: dc.subjectEducação do adolescente-
Título: dc.titleBaixa frequência escolar de adolescentes beneficiários do Programa Bolsa Família nas escolas estaduais do município de Londrina-PR : reflexões sobre o desinteresse pelos estudos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.