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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | França, Mônica de, 1973- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Autor(es): dc.creator | Borges, Crislaine Aparecida | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:22:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:22:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53655 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53655 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Prof(a). Ma. Monica de França | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo tem por objetivo geral analisar o olhar da equipe pedagógica da Escola Municipal São Silvestre, acerca da temática Programa Bolsa Família, bem como a concepção de pobreza e do contexto empobrecido no qual seus alunos estão inseridos. A escola em questão contempla um percentual de quase 50% dos seus alunos beneficiários do Programa Bolsa Família, e está localizada em território de grande vulnerabilidade e risco social. Nesse artigo utilizamos Arroyo (2013) para melhor compreensão da temática pobreza, sendo realizado ainda um breve histórico do desenvolvimento de políticas sociais no Brasil, bem como a trajetória do Programa Bolsa Família. Portanto, para obtermos a coleta de dados, fizemos uso da pesquisa qualitativa junto a 6 pessoas, através de questionário contendo questões abertas e fechadas, que foram analisadas a partir da reflexão acerca da representação social. Para a definição do termo Representação Social nos valemos das contribuições da concepção da psicologia social de Moscovici (1978,2003), e ainda o conceito de Lefèbvre (1980). Os dados foram categorizados em três categorias a) Concepção acerca de pobreza; b) Existência e compreensão da vulnerabilidade social no Bairro São Silvestre; c) Compreensão sobre o Programa Bolsa Família. Os principais resultados alcançados na pesquisa, à medida que analisamos a representação social das professoras pesquisadas sobre a pobreza, a vulnerabilidade social em relação ao contexto no qual seus alunos estão inseridos, bem como, concernente ao Programa Bolsa Família: A equipe pedagógica identifica a pobreza como limitação ou insuficiência de renda para os mínimos necessários a subsistência, sendo que a maioria das professoras observam haver alguns de seus alunos em situação de pobreza, afirmam que a vulnerabilidade do local se caracteriza pela falta de acesso a bens de serviços de qualidade. Ainda que haja compreensão das professoras acerca do que se trata "vulnerabilidade social", observa-se o posicionamento de culpabilização das famílias por sua atual situação de pobreza. Apresentam a concepção de que o Programa Bolsa Família favorece o sossego dos beneficiários, qual não buscam por outras fontes de renda. A pesquisa apresentou informações importantes e subsídios para futuras intervenções. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (18 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programas de sustentaçao de renda | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pobreza | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Exclusão social | - |
| Título: dc.title | Análise do olhar da equipe pedagógica da Escola Municipal São Silvestre, acerca da temática Programa Bolsa Família e do contexto empobrecido no qual seus alunos estão inseridos | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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