Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Jocilene Gordiano Lima Tomaz | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Autor(es): dc.creator | Wencel, Clotilde | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:55:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:55:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53654 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53654 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Ms Jocilene Gordiano Lima Tomaz Pereira | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este artigo analisa a inserção da temática pobreza nos currículos escolares na perspectiva de professores que atuam na Educação Infantil de uma escola pública localizada na região oeste do munícipio de Campo Mourão, Paraná. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, que busca a partir da análise dos diálogos e das observações realizadas em contexto de Educação Infantil, compreender como os sujeitos desse estudo, estruturam suas práticas pedagógica com relação a dimensão da pobreza. Os resultados sinalizam a grande dificuldade dos docentes para definirem o que de fato é a pobreza, limitando-se a conceituar a pobreza como carência financeira, das quais os próprios alunos são responsáveis por suas condições. Apontam, também, que esses professores expressaram apreensão com relação ao trabalho com a temática, afirmam que preferem "seguir à risca" o que está determinado nos currículos, para que alcancem êxito e evitar fracassos nos anos seguintes, em relação a aprendizagem. Diante do exposto, faz-se necessário que a temática pobreza seja inserida no currículo escolar para que possibilite o reconhecimento das diferentes vivências e experiências dos sujeitos envolvidos no processo de educação: educando e educador. É indispensável também que haja reflexões em torno da formação do educador para que trabalhe com as diversidades dentro de sua sala de aula. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (20 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pobreza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pratica de ensino | - |
Título: dc.title | A temática pobreza no currículo escolar na perspectiva dos professores da educação infantil em uma escola pública de Campo Mourão | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: