A temática pobreza no currículo escolar na perspectiva dos professores da educação infantil em uma escola pública de Campo Mourão

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Autor(es): dc.contributorPereira, Jocilene Gordiano Lima Tomaz-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorWencel, Clotilde-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:55:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:55:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-07-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53654-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53654-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª Ms Jocilene Gordiano Lima Tomaz Pereira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este artigo analisa a inserção da temática pobreza nos currículos escolares na perspectiva de professores que atuam na Educação Infantil de uma escola pública localizada na região oeste do munícipio de Campo Mourão, Paraná. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, que busca a partir da análise dos diálogos e das observações realizadas em contexto de Educação Infantil, compreender como os sujeitos desse estudo, estruturam suas práticas pedagógica com relação a dimensão da pobreza. Os resultados sinalizam a grande dificuldade dos docentes para definirem o que de fato é a pobreza, limitando-se a conceituar a pobreza como carência financeira, das quais os próprios alunos são responsáveis por suas condições. Apontam, também, que esses professores expressaram apreensão com relação ao trabalho com a temática, afirmam que preferem "seguir à risca" o que está determinado nos currículos, para que alcancem êxito e evitar fracassos nos anos seguintes, em relação a aprendizagem. Diante do exposto, faz-se necessário que a temática pobreza seja inserida no currículo escolar para que possibilite o reconhecimento das diferentes vivências e experiências dos sujeitos envolvidos no processo de educação: educando e educador. É indispensável também que haja reflexões em torno da formação do educador para que trabalhe com as diversidades dentro de sua sala de aula.-
Formato: dc.format1 arquivo (20 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectPobreza-
Palavras-chave: dc.subjectPratica de ensino-
Título: dc.titleA temática pobreza no currículo escolar na perspectiva dos professores da educação infantil em uma escola pública de Campo Mourão-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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