
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Sônia Cristina da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Autor(es): dc.creator | Clemente, Claudinei | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:39:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:39:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53653 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53653 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Sonia Cristina da Silva | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A evasão, repetência, baixo nível de aprendizado ou de envolvimento com as atividades didáticas propostas são frequentemente vistos como fatores de estigmatização dos alunos, ou elementos denunciantes do fracasso escolar. Costumam-se criar modelos de aluno ideal, que excludentes, dificultam cada vez mais a possibilidade de o aluno apropriar-se dos conhecimentos escolares e sentir-se integrado a sociedade. Muitas vezes não há reflexão dos processos sociais, históricos, culturais, econômicos e políticos, além das relações interpessoais e didáticas que envolvem o processo ensino-aprendizagem e seu consequente sucesso ou fracasso. Nesse sentido, esse estudo propõe-se a verificar se o fracasso escolar se reproduz por meio da pobreza, visto que a comunidade escolar pesquisada apresenta altos índices de repetência e são filhos de trabalhadores assalariados. Para tanto, aplicou-se avaliações diagnósticas com conteúdo baseado na Prova Brasil, em que o aluno do 7° ano deveria dominar totalmente esses conhecimentos, considerando a proficiência estabelecida pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e, a partir dos resultados obtidos, selecionou-se três alunos que apresentaram os menores desempenhos, seguida da verificação de suas condições socioeconômica. A avaliação diagnóstica aplicada propunha interpretação de texto, resolução das quatro operações e raciocínio lógico-matemático. Concluiu-se que, dos três alunos com menor desempenho, todos tem renda familiar de um salário mínimo, sendo todos repetentes pelo menos uma vez até a série que se encontram. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (21 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fracasso escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pobreza | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas publicas | - |
| Título: dc.title | Fracasso escolar : sinônimo de pobreza? | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: