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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Haiduke, Ivonete Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Autor(es): dc.creator | Defaveri, Caroline | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:14:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:14:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53648 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53648 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Prof(a). Mestre Ivonete Ferreira Haiduke | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho pretende analisar a articulação entre as políticas de educação e assistência social como uma possibilidade para o enfrentamento das expressões da questão social. O estudo foi realizado a partir pesquisa bibliográfica como principal procedimento de análise. A pesquisa apontou que as expressões da questão social são resultantes da contradição capital e trabalho e que as políticas sociais transitam nesse espaço como elemento de conquistas e avanços para os cidadãos, mas do mesmo modo, são fundamentais para a manutenção do sistema capitalista. A investigação traz, que a política de educação foi direcionada no Brasil para os grupos sociais mais abastados, porém nas últimas décadas em virtude da intensificação da legislação e da criação de programas sociais, trouxe para os bancos escolares a população empobrecida e vulnerável. Com a chegada dessa demanda surgiram novas questões no espaço escolar, ligadas a dificuldade de acesso aos direitos e outras resultantes do contexto que as famílias estão submetidas, e os educadores mesmo tentando direcionar a educação para a criticidade da população, ainda encontram dificuldades em trabalhar com esses alunos. A pesquisa apontou ainda que a política de assistência se constituiu no Brasil de forma paternalista e caritativa, entretanto, atualmente procura se firmar enquanto política pública e direito social, a fim de desenvolver trabalho com as famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, para que transcenda a imagem assistencialista que foi criada. O estudo indicou que em virtude de novas legislações, bem como programas sociais, no cenário nacional, educação e assistência social passaram a serem mais próximas, bem como, vislumbrou-se que ambas se inserem junto as comunidades e aos territórios com maior vulnerabilidade. A análise denotou que as políticas de educação e assistência social podem intervir nas expressões da questão social ao passo que constituírem trabalho e planejamentos articulados, a fim de estabelecer uma soma saberes e experiências que foram construídas no decorrer de cada política e no cotidiano de trabalho dos profissionais nelas envolvidos, de maneira que que as intervenções tenham impacto efetivo na vida dos alunos, em suas famílias e na comunidade em que vivem. O trabalho articulado, possibilita também ampliar os espaços de redes sociais desses alunos e suas famílias e transformar as políticas de educação e assistência social em redes de apoio, de modo que proporcione a capacidade destas pessoas serem autônomas, críticas e protagonistas de sua história. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (24 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistencia social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programas de ação afirmativa na educação | - |
Título: dc.title | A articulação das políticas de educação e assistência social como estratégia de enfrentamento das expressões da questão social | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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