Pobreza e educação : uma abordagem teórica sobre sua relação

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Autor(es): dc.contributorOliveira, Juliana Pereira Franco de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorGiacomet, Ariéli Santos Cordeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:51:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:51:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-02-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53642-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53642-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Prof (a). Ms (a). Juliana Pereira Franco de Oliveira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O artigo apresenta uma reflexão sobre a relação entre educação e pobreza. Para essa reflexão foi realizado levantamento bibliográfico de obras e autores que trabalham com essa temática como Saviani (2003), Freire (2007), Rocha (2006) entre outros. Busca-se trazer à tona uma discussão teórica sobre o que é a pobreza, seu significado polissêmico e suas múltiplas facetas que apontam para variadas dimensões, bem como o papel da escola enquanto espaço no qual a educação e a pobreza se relacionam de forma direta. O objetivo desse artigo é realizar uma reflexão sobre a relação pobreza e educação e o papel da escola nesse processo. A pesquisa questiona: Qual a relação entre a pobreza e a educação? Qual o papel da escola nesse processo? A escola constitui-se como espaço de direito de escolarização de crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social ou não. O papel da escola é essencial na sociedade, seu compromisso vai além do ensinar. A escola exerce forte presença na formação do caráter, valores e princípios morais, exerce também o papel de acolher, tarefa difícil, mas essencial. A escola e seus educadores precisam diferenciar o incluir do excluir, ensinar a dialogar, ouvir, discutir, levantar problemáticas, entender de seus direitos e deveres, para que assim ela possa tratar de forma significativa a relação entre pobreza e educação.-
Formato: dc.format1 arquivo (11 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPobreza-
Palavras-chave: dc.subjectExclusão social-
Título: dc.titlePobreza e educação : uma abordagem teórica sobre sua relação-
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