Desempenho escolar e pobreza : reflexões sobre essa relação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Juliana Pereira Franco de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorZevirikoski, Ariane Lorenci-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:59:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:59:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-18-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-18-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53641-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53641-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Prof.(a) Ma. Juliana Pereira Franco de Oliveira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Para ensinar e alcançar um bom desempenho escolar é preciso muito mais que uma sala de aula, professor e livros. O objetivo desse artigo é buscar a reflexão sobre a relação da pobreza e o rendimento escolar. Para tanto, elaboramos um comparativo com base em dados estatísticos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Guarapuava, entre escolas da rede municipal de ensino, em bairros distintos, sendo uma no centro da cidade e a outra na periferia. Os dados que serviram de base para a análise foram, a formação dos professores, a estrutura predial, o número de alunos inclusos e não inclusos no Programa Bolsa Família e os rendimentos escolares nessas unidades de ensino. A diferença que se apresenta através da análise dos dados, aponta para uma possível ligação entre o baixo rendimento escolar e o número de alunos inclusos no Programa Bolsa Família. Levantando uma reflexão sobre o currículo escolar e a necessidade de tratar de forma significativa as dificuldades de aprendizagem e a pobreza, bem como a relação entre elas no ambiente escolar. O artigo ainda apresenta as contribuições dos autores Dermeval Saviani (2012), Miguel G. Arroyo (2013) e Gaudêncio Frigotto (2010).-
Formato: dc.format1 arquivo (17 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPobreza-
Palavras-chave: dc.subjectRendimento escolar-
Palavras-chave: dc.subjectProgramas de sustentaçao de renda-
Título: dc.titleDesempenho escolar e pobreza : reflexões sobre essa relação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.