Boletim de Acompanhamento da Família (2011 - 2015) : uma análise necessária

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorStival, Maria Cristina Elias Esper-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorCaregnato, Angela Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:50:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:50:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-09-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-09-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53640-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53640-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª. Dra. Maria Cristina Elias Esper Stival-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O artigo apresentado pertence ao Curso de Especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social da Universidade Federal do Paraná, com o eixo Educação Escolar, Pobreza, Direitos Humanos e Justiça Social, trata de uma análise dos resultados do Projeto Boletim de Acompanhamento da Família (BAF) de Marechal Cândido Rondon - Estado do Paraná, desde o ano que iniciou 2011 até o ano de 2015, envolvendo as escolas, professores, famílias, estudantes e equipe pedagógica do Projeto. A meta do projeto, tem como objetivo diminuir a incidência de risco pessoal e social das crianças e adolescentes entre 9 e 12 anos, por meio de uma ação integrada entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Educação, do Conselho Tutelar, do Ministério Público e da Polícia Militar, combatendo às violências sociais contra crianças e adolescentes. Utilizou-se os bancos de dados, através dos relatórios, atendimentos e intervenções realizadas no decorrer da execução do mesmo, entrevistas com pessoas participantes do Projeto, bem como os profissionais que implantaram e implementaram o Projeto. Destaca-se qual foi a concepção idealizada, o perfil das gestões municipais, analisando a justificativa do Projeto, e destacando as mudanças que tiveram, por meio do quadro comparativo do que permanece e o que mudou, fazendo uma interface no resultado de quantos estudantes eram beneficiários do Programa Bolsa Família. Nesse sentido, ressalta a concepção de pobreza, verificando em cada ano como era tratada a pobreza no Projeto, por meio de relatos que identificam o mesmo, articulando com as temáticas do curso. Conclui-se que o Boletim de Acompanhamento da Família adquiriu legitimidade junto à comunidade escolar do município, dado o nível de comprometimento das pessoas envolvidas.-
Formato: dc.format1 arquiva (19 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectProjetos comunitarios-
Palavras-chave: dc.subjectExclusão social-
Palavras-chave: dc.subjectComunidade e escola-
Título: dc.titleBoletim de Acompanhamento da Família (2011 - 2015) : uma análise necessária-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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