
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Mantagute, Elisangela Iargas Iuzviak | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Autor(es): dc.creator | Slobodzian, Andréia de Fátima | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:58:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:58:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53636 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53636 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Profª. Ms. Elisângela Iargas Iuzviak Mantagute | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O trabalho que ora se apresenta se propõe a investigar sobre a crença de que as crianças dos meios populares demoram a se alfabetizar ou até mesmo não se alfabetizam em função da precariedade no acesso a materiais escritos e até mesmo com a falta da presença da leitura e da escrita nos ambientes domésticos das crianças de turmas de 1º ano do Ensino Fundamental. Como metodologia de trabalho foi utilizado instrumento de coleta de dados quantitativos e pesquisa bibliográfica. Foram coletados dados de duas turmas de primeiros anos de uma escola pública de periferia da cidade de Guarapuava, no estado do Paraná. Esses dados coletados, ao contrário da crença inicialmente apresentada, nos levam a afirmar que as crianças conseguem entender o processo de alfabetização e letramento, decodificando e codificando a escrita, mesmo sem muito incentivo e ambiente domiciliar rico para essas atividades em casa. Nesse sentido e para essas crianças a escola tem papel fundamental para o processo de alfabetização e letramento pelo qual as crianças são expostas neste período de anos iniciais do Ensino Fundamental. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (12 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pobreza | - |
| Título: dc.title | Alfabetização e letramento em escolas públicas : o importante papel da instituição educativa | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: