Educação, pobreza e desigualdade social : o Projeto "Equidade" no município de Curitiba e seus efeitos no rendimento escolar dos estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família

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Autor(es): dc.contributorBellardo, Waldirene Sawozuk, 1974--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorLenz, Andréa de Cássia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:57:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:57:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53632-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53632-
Descrição: dc.descriptionOrientador(a): Prof.ª Dr.ª Waldirene Sawozuk Bellardo-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Muitos estudos têm sido realizados acerca da relação entre pobreza, desigualdade social e educação e de sua influência na qualidade do ensino ofertado, em especial no rendimento escolar materializado em índices como o IDEB (Índice do Desenvolvimento Básico da Educação). A revisão de literatura apresentou, no mínimo, duas perspectivas analíticas para esses estudos. De um lado pesquisadores como Lisboa (2009), Veloso (2009), Neri (2009), Barbosa Filho e Pessoa (2009), Ribeiro e Menezes Filho (2009), dentre outros, têm reservado à escola um papel compensatório que busca reduzir a influência da carência da vida social dos alunos no ambiente escolar, aumentando o rendimento. De outro, autores como Portela (2013), Crahay (2000), Casassus (2007), apostam na elaboração de políticas educacionais que possam minimizar as desigualdades intraescolares, reduzindo a dispersão dos resultados. Considerando tais perspectivas, essa investigação teve como objeto de estudo o "Projeto Equidade" implementado no município de Curitiba, na gestão do governo Fruet (2013/2016), em quarenta e sete escolas da Rede Municipal de Ensino (RME). O principal objetivo foi analisar a correlação entre a implementação do projeto citado e seus efeitos no rendimento escolar. Para atender ao objetivo proposto, utilizou-se de Pesquisa Bibliográfica e Exploratória, baseando-se na realidade de Curitiba e nos Índices de Rendimento Escolar já obtido pelo Município. Concluiu-se que o Projeto Equidade, como política pública educacional, produziu mudanças pedagógicas que permitiram minimizar as desigualdades intraescolares e ampliar os índices de desempenho e rendimento escolar das escolas pertencentes ao escopo do projeto analisado-
Formato: dc.format1 arquivo (22 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectDesigualdade social-
Título: dc.titleEducação, pobreza e desigualdade social : o Projeto "Equidade" no município de Curitiba e seus efeitos no rendimento escolar dos estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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