
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Cesar Augusto Cruz da, 1988- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Autor(es): dc.creator | Simion, André | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:05:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:05:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53631 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53631 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Me. Cesar Augusto Cruz da Silva | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo procurou fazer um resgate da história da construção e desenvolvimento da Escola Itinerante Zumbi dos Palmares que fica localizada na cidade de Cascavel-PR. Buscou compreender o significado que os sujeitos da escola e do próprio movimento dão ao processo de transição da escola itinerante que os seguia nos acampamentos para escola fixa dentro do assentamento que o movimento conquistou no decorrer dos anos de lutas. Considerando que o MST não luta apenas por terra e sim por uma variedade de direitos constitucionais que se entrelaçam e que são negados historicamente na sociedade brasileira é que foram sendo formuladas questões para essa pesquisa. A metodologia usada foi à revisão de dissertações e teses acadêmicas que abordam o fenômeno MST e o conceito de Escola Itinerante, também foi feita analise do Projeto Político Pedagógico da escola. Quanto à ida para o trabalho de campo optou-se pela pesquisa qualitativa, onde foram gravadas entrevistas com questões abertas aos educadores da escola, com alguns estudantes, com lideranças do movimento e com algumas famílias que receberam um lote no assentamento. Os relatos dos sujeitos das entrevistas retratam a complexidade e a coragem que tem nas lutas diárias pela superação da pobreza e desigualdade social, mostram que: o MST ao pleitear suas demandas na sociedade não faz apenas por terra para os excluídos do campo. O MST em seus trinta e dois anos de existência nunca desistiu de lutar por educação dentro de seus acampamentos e assentamentos, e muito mais que mera formalidade curricular esse movimento reivindicou um modelo de educação que contemplasse as necessidades dos trabalhadores do campo, ou seja, uma educação para os valores da cidadania e dos Direitos Humanos. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (20 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Assentamentos rurais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Trabalhadores rurais | - |
| Título: dc.title | A luta dos movimentos sociais pelo direito à educação : um estudo da trajetória da Escola Itinerante Zumbi dos Palmares em Cascavel- PR | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: