A luta dos movimentos sociais pelo direito à educação : um estudo da trajetória da Escola Itinerante Zumbi dos Palmares em Cascavel- PR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Cesar Augusto Cruz da, 1988--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorSimion, André-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:05:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:05:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53631-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53631-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Me. Cesar Augusto Cruz da Silva-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente artigo procurou fazer um resgate da história da construção e desenvolvimento da Escola Itinerante Zumbi dos Palmares que fica localizada na cidade de Cascavel-PR. Buscou compreender o significado que os sujeitos da escola e do próprio movimento dão ao processo de transição da escola itinerante que os seguia nos acampamentos para escola fixa dentro do assentamento que o movimento conquistou no decorrer dos anos de lutas. Considerando que o MST não luta apenas por terra e sim por uma variedade de direitos constitucionais que se entrelaçam e que são negados historicamente na sociedade brasileira é que foram sendo formuladas questões para essa pesquisa. A metodologia usada foi à revisão de dissertações e teses acadêmicas que abordam o fenômeno MST e o conceito de Escola Itinerante, também foi feita analise do Projeto Político Pedagógico da escola. Quanto à ida para o trabalho de campo optou-se pela pesquisa qualitativa, onde foram gravadas entrevistas com questões abertas aos educadores da escola, com alguns estudantes, com lideranças do movimento e com algumas famílias que receberam um lote no assentamento. Os relatos dos sujeitos das entrevistas retratam a complexidade e a coragem que tem nas lutas diárias pela superação da pobreza e desigualdade social, mostram que: o MST ao pleitear suas demandas na sociedade não faz apenas por terra para os excluídos do campo. O MST em seus trinta e dois anos de existência nunca desistiu de lutar por educação dentro de seus acampamentos e assentamentos, e muito mais que mera formalidade curricular esse movimento reivindicou um modelo de educação que contemplasse as necessidades dos trabalhadores do campo, ou seja, uma educação para os valores da cidadania e dos Direitos Humanos.-
Formato: dc.format1 arquivo (20 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Palavras-chave: dc.subjectAssentamentos rurais-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalhadores rurais-
Título: dc.titleA luta dos movimentos sociais pelo direito à educação : um estudo da trajetória da Escola Itinerante Zumbi dos Palmares em Cascavel- PR-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.