Representações sobre a educação integral numa escola municipal de Pinhais-PR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoreira, Jasmine, 1973--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorAbbeg, Ana Valéria, 1986--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:48:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:48:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-07-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53630-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53630-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profa. MSc. Jasmine Moreira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O objetivo deste trabalho é identificar os elementos significantes, resultado da recorrência de termos e acepções, perante a educação integral em suas relações com a pobreza. Utilizou-se um percurso da pesquisa qualitativa, com levantamento de da dos a partir de questionários endereçados a comunidade escolar, pais e responsáveis, e, funcionários. O uso de dados estatísticos além de evidenciar uma descrição racional do problema, possibilita o devido aprofundamento da discussão a partir do embasamento teórico e literatura correspondente. A categorização dos dados encontrados, mediante sua recorrência, apontou para a construção de um mapa conceitual que estabelece as principais relações presentes entre a educação integral e suas significações: aprendizagem; tempo integral; trabalho; cuidar; segurança; pobreza; e, outras relações financeiras. As especificidades encontradas acerca da educação integral absorvem diferentes termos que são pertinentes as relações entre pobreza e trabalho. Para os pais e responsáveis a relação na educação integral se encontra fortemente ligada às dimensões da aprendizagem e do trabalho, não reconhecem a condição de pobreza, implícita na distribuição do Programa Bolsa Família, depositando argumentos e valorizando a educação integral sobre o termo de aprendizagem. Em contrapartida os funcionários recorrem a termos da aprendizagem, do cuidar e da pobreza; assim, definem a comunidade sua situação de carência econômica e social, e denotam a educação integral como uma forma assistencialista (uma forma de sanar os problemas sociais da comunidade. No torrente das duas vertentes percebe-se um processo de (de/re)significação da escola como instrumento de intervenção social-
Formato: dc.format1 arquivo (18 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectPobreza-
Palavras-chave: dc.subjectEducação integral-
Título: dc.titleRepresentações sobre a educação integral numa escola municipal de Pinhais-PR-
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