Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Moreira, Jasmine, 1973- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Autor(es): dc.creator | Abbeg, Ana Valéria, 1986- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:48:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:48:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53630 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53630 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profa. MSc. Jasmine Moreira | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O objetivo deste trabalho é identificar os elementos significantes, resultado da recorrência de termos e acepções, perante a educação integral em suas relações com a pobreza. Utilizou-se um percurso da pesquisa qualitativa, com levantamento de da dos a partir de questionários endereçados a comunidade escolar, pais e responsáveis, e, funcionários. O uso de dados estatísticos além de evidenciar uma descrição racional do problema, possibilita o devido aprofundamento da discussão a partir do embasamento teórico e literatura correspondente. A categorização dos dados encontrados, mediante sua recorrência, apontou para a construção de um mapa conceitual que estabelece as principais relações presentes entre a educação integral e suas significações: aprendizagem; tempo integral; trabalho; cuidar; segurança; pobreza; e, outras relações financeiras. As especificidades encontradas acerca da educação integral absorvem diferentes termos que são pertinentes as relações entre pobreza e trabalho. Para os pais e responsáveis a relação na educação integral se encontra fortemente ligada às dimensões da aprendizagem e do trabalho, não reconhecem a condição de pobreza, implícita na distribuição do Programa Bolsa Família, depositando argumentos e valorizando a educação integral sobre o termo de aprendizagem. Em contrapartida os funcionários recorrem a termos da aprendizagem, do cuidar e da pobreza; assim, definem a comunidade sua situação de carência econômica e social, e denotam a educação integral como uma forma assistencialista (uma forma de sanar os problemas sociais da comunidade. No torrente das duas vertentes percebe-se um processo de (de/re)significação da escola como instrumento de intervenção social | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (18 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pobreza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação integral | - |
Título: dc.title | Representações sobre a educação integral numa escola municipal de Pinhais-PR | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: