Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Maziero, Stela Maris Britto | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Autor(es): dc.creator | Kaminski, Ana Maria Rodiak | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:31:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:31:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53629 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53629 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Prof(a). Ms. Stela Maris Britto Maziero | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa descreve a observação do desenvolvimento da aprendizagem e sua relação com o beneficio do Programa Bolsa Família de alunos matriculados do 1º ao 5º ano do ensino fundamental no município de Boa Ventura de São Roque. Tendo como aporte metodológico a pesquisa qualitativa e por meio de análise documental, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados: fontes documentais como atas de resultados parciais e finais dos estudantes entre os anos 2014 a 2016, lista de alunos beneficiários das escolas do município entre os anos de 2014 e 2016, legislação referente ao Programa Bolsa Família e avaliações realizadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e ainda entrevistas com roteiros semiestruturados realizadas com a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. Não foram encontrados resultados significativos que comprovassem que o recebimento do beneficio contribui para o desenvolvimento de aprendizagem dos alunos. Depreende-se que a ausência desses resultados pode estar associada a fatores como: ineficiência de transporte escolar, que de acordo com o diagnóstico realizada pela Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, influencia negativamente na aprendizagem não só de alunos beneficiários, mas de alunos de maneira geral, assim como variáveis relacionadas à oferta de merenda escolar, material didático e trabalho infantil. Depreende-se desse estudo que se os objetivos das transferências de renda passam por ampliação em longo prazo no desenvolvimento social das famílias de renda mais baixa, influenciando inclusive no desempenho escolar, comprovando que o Programa Bolsa Escola influencia na matrícula, na permanência e também no sucesso escolar dos alunos beneficiários. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (17 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programas de sustentação de renda - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Título: dc.title | A aprendizagem e sua relação com o beneficio do Programa Bolsa Família de alunos matriculados de 1º ao 5º ano do ensino fundamental no municipio de Boa Ventura de São Roque (2015 - 2016) | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: