
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Maysa Ferreira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Autor(es): dc.creator | Camargo, Ana Claudia de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:41:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:41:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53628 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53628 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Maysa Ferreira da Silva | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo busca refletir acerca da violação de direitos de adolescentes indígenas de gênero feminino da Aldeia Indígena Guarani do Município de Chopinzinho, PR com intuito de relacionar esta problemática com o papel desempenhado pela Educação Escolar Indígena neste processo. Neste contexto, apresentam-se algumas questões referentes à violência de gênero sofrida por mulheres indígenas, bem como o desenvolvimento da Educação Escolar nas comunidades tradicionais indígenas. Sendo assim, foram coletados dados gerais da referida aldeia, bem como dados de ocorrência de violência sofrida por adolescentes registrados no Centro de Referência Especializado de Assistência Social- CREAS, no período que compreende Janeiro de 2016 á Junho de 2016 e mediante estes dados, realizou-se um roteiro de entrevista com questões abertas e fechadas, destinado aos educadores da Escola da Aldeia estudada com finalidade de considerar a concepção que estes educadores têm sobre a ocorrência de violência de gênero no território estudado. Após coletar estes dados, e ao analisá-los foi possível elencar alguns aspectos que evidenciam como a Educação Escolar Indígena é fundamental para emancipação destas adolescentes e o rompimento de situações de violência. Diante disso, verificou-se em a ocorrência da violência de gênero indígena é complexa, repleta de especificidades, sendo um fenômeno persistente e a educação escolar indígena até o presente momento, apesar de identificar e verificar os agravos na vida destas adolescentes indígenas, ainda não se apresenta como uma política pública capaz de romper com a produção e reprodução da violência de gênero que sofrem cotidianamente as adolescentes indígenas guaranis. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (20 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Violência - Aspectos sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Índios - Educação | - |
| Título: dc.title | Educação escolar indígena e a violência de gênero sofrida por adolescentes guaranis | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: