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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Soczek, Marcia Barbosa, 1967- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Autor(es): dc.creator | Gotfrid, Alexandre | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:44:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:44:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53615 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53615 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Marcia Soczek | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este artigo apresenta reflexões sobre como o Projeto Político Pedagógico da escola pode proporcionar ações que visem a ruptura de práticas escolares que reforçam a condição de pobreza e a desigualdade social. Para a realização deste estudo foi analisado o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Colégio Estadual Marilze da Luz Brand, na cidade de Araucária. A metodologia utilizada na pesquisa foi a documental, o que possibilitou análise da identificação da realidade social da comunidade escolar e o estudo das ações previstas nos currículos disciplinares. A revisão bibliográfica, aqui apresentada, dá ênfase à importância do Projeto Político Pedagógico para a construção de uma escola cuja função social seja a de garantir acesso ao conhecimento para todos, destaca-se os estudos de Dermeval Saviani (1991), Libâneo ( 2008 ) e Carvalho (2008) A pesquisa documental foi iniciada com a análise dos dados do instrumento de pesquisa social realizado pela escola para a construção do seu PPP, a partir da leitura e do estudo deste documento foi possível traçar o perfil da comunidade escolar, sendo este perfil norteador de procedimentos e das ações propostas nas disciplinas e nos planos docentes. Após a realização deste estudo documental e da revisão da literatura sobre o assunto, foi possível concluir que as ações propostas no Projeto Político Pedagógico da escola são em sua maioria realizadas através de projetos em períodos definidos durante o ano letivo, sendo destacadas as disciplinas de ciências humanas, educação física e arte, que realizam um trabalho cotidiano com o objetivo da identificação das realidades sociais existentes e a implantação de práticas que visem a ruptura do reforço a condição de pobreza e da desigualdade social na escola. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (21 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
Título: dc.title | O Projeto Político Pedagógico (PPP) como ferramenta para a ruptura das práticas de reprodução da pobreza e da desigualdade social na escola : o Colégio Estadual Marilze da Luz Brand | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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