O Projeto Político Pedagógico (PPP) como ferramenta para a ruptura das práticas de reprodução da pobreza e da desigualdade social na escola : o Colégio Estadual Marilze da Luz Brand

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Autor(es): dc.contributorSoczek, Marcia Barbosa, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorGotfrid, Alexandre-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:44:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:44:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-30-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-30-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53615-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53615-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª Marcia Soczek-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este artigo apresenta reflexões sobre como o Projeto Político Pedagógico da escola pode proporcionar ações que visem a ruptura de práticas escolares que reforçam a condição de pobreza e a desigualdade social. Para a realização deste estudo foi analisado o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Colégio Estadual Marilze da Luz Brand, na cidade de Araucária. A metodologia utilizada na pesquisa foi a documental, o que possibilitou análise da identificação da realidade social da comunidade escolar e o estudo das ações previstas nos currículos disciplinares. A revisão bibliográfica, aqui apresentada, dá ênfase à importância do Projeto Político Pedagógico para a construção de uma escola cuja função social seja a de garantir acesso ao conhecimento para todos, destaca-se os estudos de Dermeval Saviani (1991), Libâneo ( 2008 ) e Carvalho (2008) A pesquisa documental foi iniciada com a análise dos dados do instrumento de pesquisa social realizado pela escola para a construção do seu PPP, a partir da leitura e do estudo deste documento foi possível traçar o perfil da comunidade escolar, sendo este perfil norteador de procedimentos e das ações propostas nas disciplinas e nos planos docentes. Após a realização deste estudo documental e da revisão da literatura sobre o assunto, foi possível concluir que as ações propostas no Projeto Político Pedagógico da escola são em sua maioria realizadas através de projetos em períodos definidos durante o ano letivo, sendo destacadas as disciplinas de ciências humanas, educação física e arte, que realizam um trabalho cotidiano com o objetivo da identificação das realidades sociais existentes e a implantação de práticas que visem a ruptura do reforço a condição de pobreza e da desigualdade social na escola.-
Formato: dc.format1 arquivo (21 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Título: dc.titleO Projeto Político Pedagógico (PPP) como ferramenta para a ruptura das práticas de reprodução da pobreza e da desigualdade social na escola : o Colégio Estadual Marilze da Luz Brand-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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