A pobreza e as desigualdades no ensino profissionalizante : um estudo de caso no curso PROEJA-FIC Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão - IFPR Campus Paranaguá

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Autor(es): dc.contributorCoutinho, Ângela Scalabrin, 1976--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorDullius, Alexandre-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:10:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:10:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53614-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53614-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Prof(a). Dr(a). Ângela Maria Scalabrin Coutinho-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Os currículos escolares podem ser instrumentos utilizados para atuar sobre as relações desiguais historicamente estabelecidas na educação. Na educação profissional do Brasil, as relações capitalistas instrumentalizaram e racionalizaram as relações de pobreza e desigualdade por meio do trabalho, excluindo o acesso à educação, racionalizado na luta pela sobrevivência de uma sociedade exclusa de direitos. Neste sentido, como potencial rompimento desta exclusão na atual sociedade, têm-se os currículos escolares que podem dar voz e ser instrumentos de meio comunicativo para reestabelecer um horizonte que considere variáveis socioeconômicas e culturais em seus contextos, incluindo a pobreza como elemento difusor na elaboração de projetos de curso. Para isto, é necessário repensar o currículo, conhecer as realidades e diferentes contextos nos quais a escola está inserida. Neste estudo, se analisou um currículo pensado para a educação profissional. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica sobre pobreza e educação profissional, em tom reflexivo e crítico, sintetizado na frase: "a pobreza do trabalho educacional" e de análise documental, por meio do estudo do projeto político pedagógico de um curso de educação profissional. Por fim, com base na teoria Habermaziana da razão comunicativa, o estudo traz reflexões de como um currículo pode ser um instrumento potencializador para romper com a ação instrumental e transformar a realidade social local.-
Formato: dc.format1 arquivo (22 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino profissional-
Palavras-chave: dc.subjectPobreza-
Palavras-chave: dc.subjectPratica de ensino-
Título: dc.titleA pobreza e as desigualdades no ensino profissionalizante : um estudo de caso no curso PROEJA-FIC Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão - IFPR Campus Paranaguá-
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