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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Braga, Ramon de Oliveira Bieco | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Autor(es): dc.creator | Bueno, Adriana de Almeida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:48:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:48:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53611 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53611 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Prof. Msc. Ramon de Oliveira Bieco Braga | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A pobreza e a desigualdade social estão presentes no cotidiano escolar e são fatores que podem determinar o sucesso escolar ou não. Assim sendo, a presente pesquisa realizou a análise dos dados relativos à reprovação, evasão escolar e distorção idade/série dos alunos matriculados nas séries finais do Ensino Fundamental, beneficiários do Programa Bolsa Família do Colégio Estadual Professora Leopoldina Bittencourt Pedroso - Tibagi/PR. Como objetivos específicos buscou-se quantificar o número de alunos beneficiários do Programa Bolsa Família matriculados nas séries finais do Ensino fundamental, identificar o índice de reprovação, evasão escolar e defasagem idade/série, analisar a renda declarada pelas famílias no ato da matrícula escolar, relacionar os dados levantados ao rendimento escolar e também aos dados referentes ao Programa em âmbito municipal, bem como os índices de pobreza e extrema pobreza dos munícipes. O Programa Bolsa Família constitui-se em um Programa de transferência de renda para as famílias brasileiras que se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza, como forma de estímulo para a superação das dificuldades e limitações impostas por esta situação. Utilizou-se a metodologia dedutiva-quantitativa, realizando-se coleta de dados no Sistema Estadual de Registro Escolar, o que possibilitou a tabulação e análise dos dados referentes aos alunos beneficiários do Programa e que se encontram em situação de reprovação, evasão escolar e distorção idade/série. Com base nos dados coletados pode-se perceber que a situação de pobreza a qual a criança ou adolescente é submetida não é um determinante para sua condição de pobre, porém acaba interferindo no sucesso escolar ou na sua ascensão profissional. No ano letivo de 2015 o Colégio Leopoldina contava com 556 alunos matriculados no Ensino Fundamental, dos quais 76 foram reprovados. Os alunos beneficiários do Programa Bolsa Família totalizam 220 alunos, sendo que 47 foram reprovados e 43 aprovados por Conselho de Classe, representando 61,8% dos alunos reprovados, sendo mais agravante no sétimo ano, representando 36% dos alunos reprovados. Quanto aos índices de distorção idade/série, se percebeu um índice maior no sétimo ano com 29,29% mantendo-se a média em relação à esfera Federal, Regional, Estadual e Municipal. Quanto aos alunos beneficiários se constatou a distorção idade/série com maior índice no sétimo ano, representando 34,5% dos alunos. Quanto a evasão escolar, não foi possível fazer a análise dos dados tendo em vista que os alunos do 6º ao 9º são considerados reprovados, pois geralmente evadem-se após o segundo bimestre letivo vindo a aumentar ainda mais o índice de alunos reprovados. Concluiu-se que, frente aos números analisados, os alunos beneficiários do Programa Bolsa Família apresentam altos percentuais de reprovação, bem como aprovação por Conselho de Classe e distorção idade/série, evidenciando que os mesmos são mais vulneráveis socialmente no processo ensino-aprendizagem, no contexto do Colégio Estadual Professora Leopoldina Bittencourt Pedroso. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (21 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Repetencia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pobreza | - |
Título: dc.title | Pobreza e desigualdade social : implicações frente a reprovação e a distorção idade/série, no contexto do Colégio Estadual Professora Leopoldina Bittencourt Pedroso, Tibagi/PR | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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