Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Boller, Shirley | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Buche, Marines Primmaz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:43:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:43:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53587 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53587 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª MSc. Shirley Boller. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores de Ensino Fundamental e Médio. Núcleo de Educação a Distância. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O OBJETIVO do estudo intitulado SAÚDE SE APRENDE BRINCANDO foi aplicar a atividade lúdica para estimular hábitos alimentares saudáveis dentro do ambiente escolar. Trata-se de um projeto de intervenção implementada em duas turmas da pré escola da Escola municipal Nossa senhora do Carmo, em Santa Terezinha de Itaipu, no segundo semestre de 2015. A METODOLOGIA constituiu-se em um projeto de intervenção de cinco momentos: 1º Momento: Estimulando hábitos alimentares saudáveis, na qual foi proferida uma palestra seguida de uma roda de conversa e teve o objetivo de estimular os hábitos alimentares saudáveis na educação infantil. 2° Momento: Visita a Horta Orgânica Municipal, cujo o objetivo foi de incentivar e estimular a produção e consumo de verduras e legumes, através do plantio de hortaliças em garrafas pet, realizou-se uma visita a Horta Orgânica Municipal. 3º Momento: Atividade lúdica na hora da refeição, na qual foi apresentado um teatro de fantoches, elaborado e coordenado pelos jovens rotarianos do município. 4º Momento: Ouvir histórias fascina e ensina, que despertou a imaginação nos alunos com a Oficina de Contação de Histórias. 5º Momento: A Educação Física na promoção de hábitos saudáveis, que buscou estimular o pleno desenvolvimento motor dos alunos da educação infantil através de atividades recreativas durante o recreio, tais como: Peteca, ovo na colher, pular corda, amarelinha, bambolês, centopeia e dança. Os RESULTADOS obtidos com a implementação do projeto foram à diminuição dos lanches industrializados entre os alunos, maior interesse dos responsáveis em conhecer o cardápio da merenda escolar, conscientização dos alunos sobre a importância de uma alimentação saudável e balanceada, mudança na forma de organização do recreio da escola com atividades lúdicas e brincadeiras dirigidas. CONCLUSÃO: o projeto implementado foi de grande relevância para a comunidade escolar, pois se iniciou um processo de sensibilização e mudança de hábitos, o qual demanda tempo para se consolidar. | - |
Formato: dc.format | 33 f. : il. color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brincadeiras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sedentarismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Obesidade | - |
Título: dc.title | Saúde se aprende brincando | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: