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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira Neto, Marcolino Gomes de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | - |
| Autor(es): dc.creator | Padilha, Célia Mari Dalmoro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:52:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:52:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53546 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53546 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Marcolino Gomes de Oliveira Neto | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Relações Étnico-Raciais | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A presente pesquisa pretende analisar se após dez anos da promulgação da Lei 10.639/03, os professores de artes dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas da Rede Municipal de Araucária - Paraná, vêm trabalhando ou não com os conteúdos relacionados à cultura africana e afro-brasileira em sala de aula, além de trazer reflexões a despeito das práticas que ainda pairam nas formas de ensinar, se a escola contempla de alguma forma a questão do negro(a) e sua cultura. Pretende ainda, investigar se esses professores conhecem minimamente a referida lei. Para tanto, organizou-se como método de instrumento de pesquisa de campo, um questionário semiestruturado que foi distribuído para cinco docentes de escolas distintas, permitindo obter informações básicas a respeito das práticas elaboradas sobre a implementação dos conteúdos da Lei. Além das questões que balizaram sobre a identidade, formação e o trabalho pedagógico, buscou-se investigar se os docentes conheciam a Lei 11.645/08 – que inclui a cultura indígena –, e integra a Lei 10.639/03. | - |
| Formato: dc.format | 50 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura afro-brasileira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura africana | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Negros | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | A cultura africana e afro-brasileira e o ensino de artes nos anos iniciais | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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