Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vianna, Carlos Roberto, 1958- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática | - |
Autor(es): dc.creator | Maron, Cristienne do Rocio de Mello | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:30:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:30:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/53516 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53516 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 14/12/2017 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 72-73 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Nesta dissertação esboça-se possibilidades de caracterizar as práticas com a modelagem matemática como jogos de linguagem na perspectiva das Investigações Filosóficas de Wittgenstein. Utilizou-se recursos da história oral temática para entrevistar um pesquisador que valoriza a modelagem matemática em suas práticas docentes, criando uma fonte que favorece que se lancem novos olhares para a modelagem matemática no contexto das práticas sociais e dos jogos de linguagem. Palavras-chave: educação matemática. modelagem matemática. jogos de linguagem. história oral. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation outlines possibilities to characterize the practices with mathematical modeling as language games in the perspective of Wittgenstein in the Philosophical Investigations. Resources of the thematic oral history were used to interview a researcher who values mathematical modeling in his teaching practices, creating a source that favors new perspectives for mathematical modeling in the context of social practices and language games. Keywords: mathematics education. mathematical modeling. language games. oral history. | - |
Formato: dc.format | 170 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Título: dc.title | Modelagem matemática como jogo de linguagem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: