A rua e a escala : uma intervenção urbana na travessa Nestor de Castro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVidigal, Emerson José, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Projeto e Paisagem Urbana-
Autor(es): dc.creatorFuruzawa, Lorena-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:19:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:19:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-06-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-06-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53504-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53504-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Emerson José Vidigal-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-graduação em Projeto e Paisagem Urbana-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Na cidade de Curitiba durante a década de 1960 houve uma alteração no sistema viário que exigiu a remodelação de algumas quadras, sendo que algumas delas atingiram a atual Travessa Nestor de Castro, causando problemas e transformando a via em uma "cicatriz urbana", a qual se encontra em processo de degradação. Esta questão envolve problemas de mobilidade urbana, conflito entre automóveis e pedestres; e desconformidades com o contexto histórico o qual está inserido. Buscando entender os motivos que causam a degradação da área estudada e como resolver estas problemáticas, o presente trabalho investiga as questões sobre a importância da rua e sua escala, as questões sobre a mobilidade urbana e a perda da vitalidade local, analisando também alguns pontos da psicologia do espaço. Outras experiências de renovação urbana tem utilizado a multifuncionalidade como ponto regenerador. Como a área de estudo perdeu sua vitalidade, o ensaio de projeto que será proposto também utiliza um programa multifuncional como instrumento de requalificação urbana, além de novas propostas para o sistema viário local.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The city of Curitiba in the 1960s had a change in the road system, wich required the remodeling of some blocks, some of which reached the Nestor de Castro Street, causing problems and making it a "urban scar", and it is in process of degradation. This issue involves problems of urban mobility, conflict between cars and pedestrians, and inconsistency with the historical context. In order of understand the reasons that cause the breakdown of the study area and how to solve these problems, this paper investigates the questions about the importance of the street and its scale, the issues of urban mobility and loss of local vitality, considering also some points of psychology of space. Other experiments have used multifunctionality in urban renewal, as a point of regeneration. As the area in question has lost its vitality, the proposal in project also uses a multifunction program as a tool for urban renewal, and new proposals for the local road system.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento urbano - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço urbano - Ruas-
Título: dc.titleA rua e a escala : uma intervenção urbana na travessa Nestor de Castro-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.