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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Celso | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Filosofia da Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Petriw, Nelson Antonio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:37:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:37:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53467 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53467 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Celso Pinheiro | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Filosofia da Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo deste trabalho é refletir como se dá a formação moral do homem e do cidadão na perspectiva de Rousseau. O presente estudo consta de três capítulos: no primeiro fazemos uma reflexão sobre o estado de natureza, com o intento de verificar a maneira como o autor descreve o homem primitivo, sua formação, sua relação com a natureza, e em que medida o progresso da vida social interferiu na decadência moral do homem natural. Rousseau imaginou um estado hipotético, anterior ao estado social, no qual o homem vivia de forma simples, em sintonia total com a natureza e, a partir disso, delineou o perfil do homem concluindo que este era bom, ou seja, que o homem era capaz de ser justo por trazer em seu coração a bondade natural, atributo inscrito em seu coração. No segundo capítulo abordamos a relação entre natureza e civilização, a fim de constatar em que medida a vida em sociedade interferiu na constituição do homem primitivo. No terceiro capítulo, analisamos a formação moral do homem e do cidadão, especialmente na obra Emílio, com o escopo de mostrar como proceder para que o processo de formação seja eficaz e que realmente possa formar o homem em todos os seus aspectos, tornando-o apto para a vida em sociedade e responsável pela sua própria vida e seu destino. O respeito pela natureza humana e uma educação fundamentada na liberdade é o caminho – assim o pensamos - proposto pelo filósofo para que de fato aconteça a transformação do homem e da sociedade | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Moral - Filosofia | - |
| Título: dc.title | A formação moral do homem e do cidadão segundo a filosofia de Rousseau | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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