
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lopes, Jandicleide Evangelista | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Fabrin, Odineia Aparecida de Souza | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:31:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:31:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53453 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53453 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Jandicleide Lopes | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Para produzir esta pesquisa que tem como tema Formação continuada de professores da Escola Estadual Dr Leniro Ribeiro Bittencourt, procurou-se analisar junto ao grupo de professores dessa escola de Ensino Fundamental de 6º ao 9º a opinião dos docentes quanto relevância de estudos periódicos no momento de hora atividade. O foco central da pesquisa é o seguinte questionamento: Os professores da Escola Estadual Dr. Leniro Ribeiro Bittencourt consideram importante as leituras, discussões e reflexões no espaço de hora atividade para sua formação continuada? Esse momento de estudos pode subsidiar, melhorar, fortalecer e embasar sua prática em sala de aula? Para a pesquisa utilizou-se uma entrevista com 12 perguntas objetivas onde os professores poderiam eleger mais que uma resposta. O questionário foi oferecido a 14 professores sendo que 12 responderam as questões. Para analisar os dados, buscamos os autores Larissa Peters Paiva, Crislaine Maria Groxo (2008), Bruna Barboza Trasel, Lisiane Goette ( 2015), Aline dos Santos, Carla Gomes Moreira Juliana Angelo Martins de Oliveira (2015). Os resultados mostram que mesmo sendo considerado de grande relevância os estudos para aperfeiçoamento do professor, estes não dão conta de ajudar e explicar os desafios da prática pedagógica subsidiando o trabalho em sala de aula, por esse motivo não há real interesse em estudos periódicos já que existem trabalhos urgentes a serem desenvolvidos. | - |
| Formato: dc.format | 18 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - Educação permanente | - |
| Título: dc.title | Formação continuada de professoes da Escola Estadual Dr. Leniro Ribeiro Bittencourt | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: