Impacto da formação continuada : como professores que participam do PNAIC aceitam as novas práticas pedagógicas?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBatista, Clarice Martins de Souza-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorSacht, Norilda Grossl-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:34:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:34:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53452-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53452-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Profa. Ma. Clarice Martins de Souza Batista-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A educação brasileira vem passando por grandes mudanças ao longo dos anos. O processo didático vem evoluindo na medida em que as dificuldades de aprendizagem vem sendo desmistificadas por estudiosos de diferentes áreas. É fato que a formação acadêmica não é o suficiente para preparar os professores a fim de que o mesmo tenha condições de atender a todas as necessidades de seus alunos em sala de aula. Em detrimento disso surgem diversos cursos de formação continuada em serviço oferecidos tanto pelas redes públicas como privada. O foco de pesquisa para a realização deste artigo é de que forma os professores que atuam nos anos iniciais vem reagindo diante da formação continuada intitulada Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), analisando-se suas expectativas e consolidação, em sala de aula, das teorias aprendidas e utilização das práticas vivenciadas durante as formações continuadas. Para a realização da pesquisa utilizou-se questionários enviados através de e-mails, que foram respondidos por 54 professores. Pode-se concluir através da análise dos questionários que os professores reconhecem o quanto a formação contribuiu para a inovação de suas práticas pedagógicas e na medida do possível introduzem essas novas práticas em seu planejamento docente, no entanto faz-se necessário continuar investindo na formação continuada, pois o professor precisa deste apoio para renovar seu fazer docente.-
Formato: dc.format31 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Educação permanente-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores alfabetizadores-
Título: dc.titleImpacto da formação continuada : como professores que participam do PNAIC aceitam as novas práticas pedagógicas?-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.