Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Vanisse Simone Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Zanoni, Nillyane Ostrovski David | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:29:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:29:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53447 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53447 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Prof.ª Dr.ª Vanisse Simone Alves Corrêa | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Partindo do pressuposto que a formação do professor caracteriza-se como um ponto fundamental na busca de uma educação de qualidade, é importante refletir e analisar a mesma através de uma perspectiva crítica, utilizando-se como referencial teórico a pedagogia históricocritica. Neste sentido é crucial compreender como se engendra o processo de formação docente em todas as suas dimensões. A pesquisa tem como suporte teórico vários autores, entre os quais destacam-se Saviani (2000, 2002, 2005); Frigotto (1996) e Severino (2002). Esta pesquisa almeja investigar a influência que o contexto neoliberal tem a temática, haja vista que as questões sociais, políticas, econômicas, culturais, além de os programas de governo são fatores que por vezes determinam a forma como ocorre a formação continuada. Deseja-se analisar de que forma o coordenador pedagógico, compreende a relação entre políticas de formação e conjuntura política, uma vez que este se caracteriza como o mediador deste processo e portanto, sujeito atuante na formação continuada. Para atingir este objetivo, além da revisão bibliográfica foi realizada uma pesquisa de campo com os profissionais da equipe pedagógica do Colégio Estadual CELESTIAL, situado na cidade de Piraquara/Paraná, visando refletir sobre a forma como o pedagogo enfrenta as políticas de formação continuada e a quem ele responsabiliza por isso. O presente projeto nasceu da necessidade de proporcionar aos professores um processo de formação continuada que estivesse na contramão do que vem sendo apresentado atualmente e de analisar a forma como o pedagogo enquanto mediador disto está atuando. A pesquisa concluiu que a lógica do capital não está presente somente na formação inicial dos professores, mas, também na formação continuada. A conquista da hora atividade não garante a reflexão e o debate sobre a ação docente. Os coordenadores pedagógicos muitas vezes não estão conscientes da sua função e da intencionalidade que está presente por trás das formações continuadas encaminhadas pelo estado e apenas reproduzem as ações encaminhadas pela mantenedora | - |
Formato: dc.format | 25 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orientadores educacionais | - |
Título: dc.title | O contexto neoliberal e a formação continuada de professores | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: