Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Humberto Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Neuza Figueira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:27:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:27:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53446 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53446 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Humberto de Lima | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A avaliação é um assunto complexo e por isto está sempre presente nas discussões do coletivo escolar. Porém, é muito comum verificarmos o uso inadequado dos resultados. Há tempos percebemos um declínio no rendimento escolar dos nossos alunos e um número expressivo de aprovações pelo Conselho de Classe, situação que tem nos preocupado bastante. O Objetivo deste trabalho é verificar e analisar como os professores utilizam os resultados das avaliações no Conselho de Classe e quais as ações em sala após esses resultados. A Metodologia utilizada foi à abordagem qualitativa. Inicialmente, realizamos pesquisa bibliográfica e como instrumento de investigação, foi elaborado um questionário aplicado aos professores de uma escola localizada na região leste, periferia da cidade de Londrina-Pr, no ano de 2016. Os resultados obtidos foram que a maioria dos professores utiliza a avaliação para coletar informações sobre o aluno, cuja finalidade principal é a nota e utilizam mais de um instrumento avaliativo. Quanto ao Conselho de Classe, a maioria considera que é um momento para analisar a aprendizagem, detectar as dificuldades do grupo e definir estratégias para recuperação. Quanto às contribuições para prática pedagógica, há desconexão nas respostas e relatam que realizam a recuperação. Concluímos que a maioria dos professores ainda concebe a avaliação e Conselho de Classe de forma equivocada. Utilizam a avaliação apenas para analisar o desenvolvimento do aluno, sendo a nota um dos principais objetivos. No entanto, refletir e discutir sobre a avaliação, nos possibilitou entendê-la como um processo formativo e contínuo, em que se avalia o desenvolvimento e aprendizagem do aluno. Ao professor, possibilitou realizar uma auto-avaliação sobre a sua prática pedagógica, bem como para propor ações pedagógicas que viabilizem o comprometimento e participação de todos envolvidos no processo, visando a qualidade no ensino. | - |
Formato: dc.format | 26 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conselhos de educação | - |
Título: dc.title | Avaliação e conselho de classe : como são utilizados os resultados | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: