Avaliação e conselho de classe : como são utilizados os resultados

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Humberto Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorSilva, Neuza Figueira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:27:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:27:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53446-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53446-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Humberto de Lima-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A avaliação é um assunto complexo e por isto está sempre presente nas discussões do coletivo escolar. Porém, é muito comum verificarmos o uso inadequado dos resultados. Há tempos percebemos um declínio no rendimento escolar dos nossos alunos e um número expressivo de aprovações pelo Conselho de Classe, situação que tem nos preocupado bastante. O Objetivo deste trabalho é verificar e analisar como os professores utilizam os resultados das avaliações no Conselho de Classe e quais as ações em sala após esses resultados. A Metodologia utilizada foi à abordagem qualitativa. Inicialmente, realizamos pesquisa bibliográfica e como instrumento de investigação, foi elaborado um questionário aplicado aos professores de uma escola localizada na região leste, periferia da cidade de Londrina-Pr, no ano de 2016. Os resultados obtidos foram que a maioria dos professores utiliza a avaliação para coletar informações sobre o aluno, cuja finalidade principal é a nota e utilizam mais de um instrumento avaliativo. Quanto ao Conselho de Classe, a maioria considera que é um momento para analisar a aprendizagem, detectar as dificuldades do grupo e definir estratégias para recuperação. Quanto às contribuições para prática pedagógica, há desconexão nas respostas e relatam que realizam a recuperação. Concluímos que a maioria dos professores ainda concebe a avaliação e Conselho de Classe de forma equivocada. Utilizam a avaliação apenas para analisar o desenvolvimento do aluno, sendo a nota um dos principais objetivos. No entanto, refletir e discutir sobre a avaliação, nos possibilitou entendê-la como um processo formativo e contínuo, em que se avalia o desenvolvimento e aprendizagem do aluno. Ao professor, possibilitou realizar uma auto-avaliação sobre a sua prática pedagógica, bem como para propor ações pedagógicas que viabilizem o comprometimento e participação de todos envolvidos no processo, visando a qualidade no ensino.-
Formato: dc.format26 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectConselhos de educação-
Título: dc.titleAvaliação e conselho de classe : como são utilizados os resultados-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.