
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Prudencio, Kelly Cristina de Souza, 1973- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo | - |
| Autor(es): dc.creator | Salvador, Helena Chagas | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:28:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:28:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53444 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53444 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Kelly Cristina de Souza Prudêncio. | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Jornalismo. | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho se propõe a identificar os quadros de sentido dominantes na cobertura da fase Aletheia da Operação Lava Jato pelos jornais El Comercio, do Peru, El Nacional, da Venezuela e El Universo, do Equador, no período de 4 de março de 2016 a 8 de março de 2016. A fase Aletheia corresponde a vigésima quarta fase da Operação Lava Jato e é marcada pela condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os jornais escolhidos para análise correspondem aos jornais com maior circulação nos três países onde os desdobramentos transnacionais da Operação Lava Jato vem sendo mais investigados. A pesquisa se utiliza da metodologia de análise de enquadramento de Robert Entman (1993) e verificou que os jornais latino americanos analisados destacaram a vitimização do ex-presidente Lula e trataram a Operação Lava Jato genericamente como uma investigação sobre a corrupção na Petrobras | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Corrupção na política - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Silva, Luiz Inácio Lula da, 1945- | - |
| Título: dc.title | Operação Lava Jato na América Latina : análise de enquadramento da fase Aletheia nos jornais El Comercio, El Nacional, e El Universo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: