A experiência de inclusão digital na melhor idade em um projeto social no litoral do Paraná

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGraziola Junior, Paulo Gaspar-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Bacharelado em Informática e cidadania-
Autor(es): dc.creatorSouza, Beatriz Marcelina de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:31:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:31:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-08-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-08-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/53389-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53389-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Graduação em Informática e Cidadania-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionNa esteira de países subdesenvolvidos, o Brasil terá uma população na sua maioria idosa, sendo que esses dados vêm sendo confirmados pelos estudos divulgados na última década. Hoje, o número de brasileiros idosos corresponde a 17% do total da população do Brasil. São quase 24 milhões de pessoas com mais de 61 anos. De acordo com o levantamento, metade dos idosos que residem no Brasil faz parte da classe média e usufrui de boas condições de vida. Outros levantamentos revelam que mais idosos estão aproveitando a velhice para voltar a estudar, investir em lazer ou voltar para o mercado de trabalho. O presente trabalho apresenta um relato do projeto social de Informática na Melhor Idade, que objetivou verificar a importância da inclusão digital na vida desses sujeitos. A ideia surgiu a partir da necessidade de uma entidade de bairro que atende a comunidade evangélica no qual faço parte. O trabalho foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica, além de terem sido propostas atividades de Informática Básica, conforme os planos de aula previamente elaborados. Durante as aulas de Informática Básica, os idosos tiveram conteúdos educativos sobre a introdução à informática, que incluiu o reconhecimento dos equipamentos e suas funções, o uso dos softwares básicos para edição de textos, produção de imagens para um melhor manuseio do mouse e navegação da internet. Foram aplicados ainda um questionário inicial e outro final. Este trabalho visa demonstrar o que a inclusão digital para Melhor Idade, além de ser de grande importância para vida cotidiana, pode desempenhar como um papel primordial na busca pela qualidade de vida. Com os resultados obtidos, pode-se concluir que a inclusão digital para melhor idade é de importante relevância para a vida destas pessoas, já que no mundo surge cada vez mais a necessidade da inclusão em relação às novas tecnologias-
Formato: dc.format54 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectInformática e cidadania - Litoral do Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectMonografias - Informática e cidadania-
Título: dc.titleA experiência de inclusão digital na melhor idade em um projeto social no litoral do Paraná-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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