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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Graziola Junior, Paulo Gaspar | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Bacharelado em Informática e cidadania | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Adriana Rangel da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:49:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:49:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/53383 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53383 | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Graduação em Informática e Cidadania | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Os cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Federal do Paraná Setor Litoral foram criados para contribuir com o crescimento social e econômico regional, trazendo um projeto de expansão institucional de caráter inovador, sustentado por fundamentos emancipatórios de desenvolvimento da aprendizagem, com um currículo diferenciado, formado por três grandes eixos: Fundamentos Teóricos Práticos (FTPs); Interações Culturais e Humanísticas (ICHs) e os Projetos de Aprendizagem (PAs). Os PAs serviram como recorte nessa pesquisa, pois são obrigatórios para todos os cursos do Setor Litoral, fazendo parte do seu Projeto Politico Pedagógico (PPP). Entretanto, é clara a dificuldade que uma grande parcela dos estudantes tem para desenvolver seu projeto. Assim, este trabalho tem como objetivo geral, analisar e propor sugestões em relação ao módulo Projeto de Aprendizagem (PA) no Portal Zelda (portal esse que começou a ser estruturado em meados de 2012 através de um levantamento de requisitos pela equipe de TI, com objetivo de atender FTPs, ICHs e PAs). E como objetivos específicos: contextualizar o local da pesquisa e realizar um levantamento de como funciona o Portal Zelda com a equipe de desenvolvimento; pesquisar na literatura sobre educação à distância e ambientes virtuais de aprendizagem, buscando possibilidades de ferramentas para o ambiente; realizar um diagnóstico do Portal Zelda, além de analisar e propor sugestões. Como metodologia foi realizada uma abordagem exploratória qualitativa através de questionários on-line, onde busquei descobrir as dúvidas e as necessidades dos docentes e discentes quanto ao ambiente Zelda. Como principais resultados, é notada a necessidade de recursos específicos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para apoiar os PAs, para que todos os estudantes e professores possam desenvolver seus projetos, catalogar, interagir com a comunidade acadêmica, desenvolvendo assim um trabalho em equipe e visível a todos. Pretende-se ainda, como trabalhos futuros, apresentar este projeto de pesquisa para a equipe de TI como ferramenta de apoio para o desenvolvimento e implementação dessas funcionalidades | - |
Formato: dc.format | 72 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Informática e cidadania - Litoral do Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Monografias - Informática e cidadania | - |
Título: dc.title | Análise e proposta de sugestões em relação ao módulo projeto de aprendizagem (PA) no Portal Zelda | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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