Avaliação da aprendizagem na educação infantil : reflexões acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI (2010)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Vivian Isleb-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorClaro, Nássara Regina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:23:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:23:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53381-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53381-
Descrição: dc.descriptionOrientador(a) : Vivian Isleb Rodrigues-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente artigo teve como objetivo de estudo a avaliação da aprendizagem na Educação Infatil, baseando-se na análise das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI (2010). Sendo assim problematizaram-se quais as contribuições das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil no que tange a avaliação para primeira etapa da Educação Básica. Como parte dos encaminhamentos metodológicos realizou-se análise das DCNEI (2010) e pesquisa bibliográfica de autores que discutem acerca da temática da avalizçaão na Educação Infantil. Como resultado da pesquisa, identificaram-se alguns distanciamentos entre o que está disposto no documento analisado e as discussões presentes na literatura especializada, tais como: o caráter burocrático que é atribuído à avaliação, a não reflexão da pr'tcia pedagógica que deveria ser realizada após a avaliação e a falta de finalidade e objetivo da avaliação da aprendizagem.-
Formato: dc.format15 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectPratica de ensino-
Título: dc.titleAvaliação da aprendizagem na educação infantil : reflexões acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI (2010)-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.