A importância do trabalho do pedagogo e da gestão democrática na busca pela qualidade na educação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCorrêa, Vanisse Simone Alves-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorMarty, Melissa Wallbach-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:20:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:20:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53377-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53377-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª Drª Vanisse Simone Alves Corrêa-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Considerando a realidade da educação no Brasil, o presente artigo aponta o trabalho realizado pelo pedagogo gestor em escolas no município de Pinhais/PR que evidenciaram resultados satisfatórios nas avaliações do IDEB. O objetivo do trabalho é ver em que medida o trabalho do pedagogo, embasado na gestão democrática de ensino pode impactar nas avaliações. As avaliações em larga escala vêm se tornando cada vez mais frequentes no Brasil e no mundo. Esse tipo de avaliação busca determinar o que um grupo tem de conhecimentos adquiridos. A pesquisa tem como suporte teórico vários autores, entre eles destacando-se Paro (2002), que contribui com temas relevantes para a discussão da democratização da gestão das unidades escolares a partir da análise dos artigos da LDB/96. O estudo tem como campo empírico a realidade de duas escolas municipais de Pinhais com resultados opostos no IDEB de 2013. Seguindo-se os critérios propostos por Paro (2000), a análise evidenciou que é de extrema importância o papel do pedagogo no resultado positivo do IDEB e que quanto mais democrática a gestão escolar se configura, melhores os resultados alcançados nas avaliações.-
Formato: dc.format28 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectOrientadores educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Título: dc.titleA importância do trabalho do pedagogo e da gestão democrática na busca pela qualidade na educação-
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