Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Taques, Mariana Fonseca | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Marta Fabiane da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:34:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:34:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53375 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53375 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Ms.Mariana Fonseca Taques | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Neste artigo são apresentadas reflexões no que se refere ao papel do coordenador pedagógico frente ao plano de trabalho docente: algumas estratégias e ações as quais visam o acompanhamento e desenvolvimento das ações docente. Encontram-se hoje algumas lacunas no que se refere à articulação entre professor e coordenador pedagógico com vistas ao planejamento. Desse modo esta pesquisa tem como objetivo verificar o papel do coordenador pedagógico frente ao plano de trabalho docente. A metodologia utilizada constituiu-se do uso de pesquisa bibliográfica tendo como base os autores Pimenta, (1991) Schneider, (2003), Anderi et al, (2008), Fusari (1998) Felden et al (2013), Gomes (2011), Guimarães, (2013), Orsolon (2006). A pesquisa viabilizou percepções sobre o plano de trabalho docente aliando-se ao fazer com entre coordenador pedagógico e professor bem como, elencou algumas estratégias e ações que proporciona ao coordenador a participação efetiva no que tange a construção e efetivação do plano de trabalho docente. Há muitas possibilidades que se aplicadas de modo efetivo podem contribuir para que se desvencilhe esta lacuna entre coordenador pedagógico e professor. | - |
Formato: dc.format | 15 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orientadores educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento educacional | - |
Título: dc.title | O papel do coordenador pedagógico frente ao plano de trabalho docente : algumas estratégias e ações | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: