
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Dalessandro de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Marizete Tavares Nascimento da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:02:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:02:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53371 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53371 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. Dalessandro de Oliveira Pinheiro | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O estudo que aqui se delineia tem como ponto fundamental a análise da avaliação institucional mediante a sua interferência na relação professor-aluno. Essa temática se deu em torno das seguintes questões: Como são pensadas as propostas de avaliação no sentido de construir uma aprendizagem significativa? E como esse processo contribui com a avaliação institucional? A presente pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica na qual o referencial teórico utilizado teve como fundamentação os estudos acerca da avaliação da aprendizagem, do planejamento educacional e da avaliação institucional. Assim, destacam-se os estudos de Luckesi (2005), Libâneo (1994), Casali (2007) Vasconcellos (2000), dentre outros.. Para a construção desse trabalho foram utilizados diferentes textos, de diversos autores que tratam dos assuntos acima citados, sendo assim, espera-se que após a conclusão do presente estudo, possa-se esclarecer que a implantação do processo da avaliação institucional nas escolas da Educação Básica no Brasil, vai muito além da aferição de escores positivos ou negativos. Haja vista que, este processo interfere de forma direta na ação dialética do processo de ensino-aprendizagem e o resultado das avaliações externas no contexto escolar e fora dele. | - |
| Formato: dc.format | 22 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professor e alunos | - |
| Título: dc.title | Avaliação institucional interna : uma prática necessária, nas escolas brasileiras, em especial no município de Cascavel, visando à melhoria da qualidade da educação brasileira | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: