Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hammerschmitt, Ida | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Alecrim, Maria Simone | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:57:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:57:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53368 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53368 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Ida Hammerschmitt | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Esta pesquisa justifica-se, pelo fato de que, durante os últimos três anos consecutivos, vem sendo encaminhado pelos coordenadores pedagógicos, do Colégio Estadual Três Fronteiras, do Ensino Fundamental e Médio de Foz do Iguaçu/PR, várias atividades específicas de incentivo à leitura para a formação de novos leitores. Assim torna-se relevante promover reflexões sobre como os coordenadores pedagógicos contribuem na formação desses novos leitores no ambiente escolar, abordando questões relativas ao incentivo à leitura nas relações de trabalho em grupos de professores e alunos. O objetivo é destacar a real importância do trabalho da coordenação pedagógica na formação de hábitos e incentivos à formação de novos leitores. Objetiva-se também contextualizar a função da coordenação pedagógica na formação de novos leitores e nas ações que vem acontecendo no ambiente escolar. A pesquisa envolve a aplicação de questionário, para sete coordenadores pedagógicos da unidade educacional, com o intuito de conhecer e analisar algumas das formas que a Coordenação Pedagógica vem trabalhando o incentivo à leitura. | - |
Formato: dc.format | 19 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de leitores | - |
Título: dc.title | A coordenação pedagógica na formação de novos leitores | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: