Inclusão : refletindo sobre a avaliação no contexto da sala de aula

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Adriane Carneiro-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorFranco, Margarete-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:40:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:40:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53362-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53362-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª. Mestre Adriane Carneiro Ferreira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente estudo tem como objetivo obter informações sobre o processo de inclusão dos alunos com necessidades especiais no ensino comum, bem como o processo de ensino aprendizagem, encaminhamentos metodológicos, com enfoque na avaliação no contexto escolar nas escolas nos anos iniciais. Desta forma, procurou-se descrever e analisar o fenômeno da avaliação no ensino comum, com relação às necessidades educacionais especiais. Para atingir estes dados, foram envolvidos oito profissionais com formação em pedagogia, sendo três destes com especialização na área de educação, e cinco profissionais da equipe pedagógica das escolas, especialistas na área de educação bem como uma profissional da equipe administrativa da Secretaria Municipal de Educação e uma pedagoga. Esta pesquisa se caracteriza como um estudo exploratório, tendo por finalidade levantar, registrar, investigar e descrever, com a maior exatidão possível, esta realidade para uma possível reflexão e a partir da análise crítica, contribuir, para a inclusão de todos os alunos com qualidade. Com relação aos encaminhamentos metodológicos realizados pelos docentes, observou-se que cada professor faz uso de uma metodologia de ensino, voltado para o grupo de alunos de modo geral, ficando evidente a necessidade de adaptações do método de ensino às necessidades de cada educando, na realidade, um procedimento fundamental na atuação profissional de todo educador, já que o ensino não ocorrerá, de fato, se o professor não atender o modo que cada um tem para aprender-
Formato: dc.format21 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Título: dc.titleInclusão : refletindo sobre a avaliação no contexto da sala de aula-
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