Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Vanisse Simone Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Marcilene Botelho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:48:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:48:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53361 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53361 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Prof.ª Drª Vanisse Simone Alves Corrêa | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este artigo analisa a função de Suporte Técnico Pedagógico na Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Objetivou-se a) analisar as atribuições do pedagogo; b) compreender os subsídios teóricos e metodológicos do Pedagogo na Rede Municipal de Ensino de Curitiba; c) revisar o dimensionamento do pedagogo nas escolas da Rede Municipal de Curitiba. Para tanto foi feita uma revisão de literatura, dos autores: Scheibe (1999), Pimenta (1999), Nóvoa (1995), Libâneo (2001) e (2003), bem como a análise da legislação que embasa a função. A análise aponta uma distorção do papel do Suporte Técnico Pedagógico, o profissional "pedagogo", encontra-se debilitado na função nas escolas da rede de Ensino de Curitiba. Suas tarefas se efetivam conforme as necessidades diárias, cumprindo diferentes funções, referentes ou não ao cargo que ocupa no interior da escola. | - |
Formato: dc.format | 20 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas publicas - Curitiba (PR) | - |
Título: dc.title | O pedagogo escolar e a função de suporte técnico pedagógico da rede municipal de ensino de Curitiba | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: