Educação de Jovens e Adultos (EJA) : um olhar pedagógico sobre a metodologia da aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPinheiro, Dalessandro de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorSantos, Marcia Pereira dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:09:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:09:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53359-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53359-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Dalessandro de Oliveira Pinheiro-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este artigo busca discorrer sobre metodologias de aprendizagem para trabalhar com a modalidade de ensino de jovens e adultos (EJA) que está se fortalecendo atualmente no Brasil. Busca também compreender aspectos que levam a altos índices de desistência e abandono. Apresenta a problemática que justifica o estudo, que é de perceber que nem todos os professores de EJA estão preparados para desenvolver a prática metodológica que leve realmente os alunos a aprender e procurar contribuir apresentando conteúdo que possam ajudar o educador a utilizar metodologia que facilite a aprendizagem. Portanto objetiva-se refletir sobre a metodologia de ensino, identificar os eixos articuladores das Diretrizes Curriculares, destacando a orientação metodológica para o trabalho do professor, discutindo ainda as implicações na aprendizagem tais como perfil e legado cultural dos alunos, as práticas pedagógicas, conteúdos e avaliação que garantam a apropriação do conhecimento pelos discentes da rede pública. A metodologia utilizada, pesquisa bibliográfica, visa uma aproximação com o tema que vincula formação e prática docente na Educação de Jovens e Adultos.-
Formato: dc.format24 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectPratica de ensino-
Título: dc.titleEducação de Jovens e Adultos (EJA) : um olhar pedagógico sobre a metodologia da aprendizagem-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.