
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Vivian Isleb | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Demenech, Márcia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:28:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:28:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53357 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53357 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Vivian Isleb Rodrigues | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo tem como objeto de estudo aprendizagem significativa em Ciências Naturais. Problematizou-se em que medida a aprendizagem pode se tornar significativa, no âmbito da disciplina de Ciências, para os anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o tema investigado baseando-se em pesquisa documental das DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA-CIÊNCIAS (2008), do estado do Paraná. Com o intuito de ser um instrumento transformador, utilizado para subsidiar os trabalhos na escola, fomentandoo currículo e o planejamento dos professores, reforçando no embasamento teórico e metodológico dos conhecimentos científicos relacionados para melhorar o desenvolvimento do trabalho docente e garantir a aprendizagem. Assim, como forma desta análise, foram identificadas quatro práticas pedagógicasde ensino, quais recursos poderão ser utilizados para intensificar a ação docente para aprendizagem significativa em Ciências. São assim definidas: Prática número um: Seleção de conteúdos, Prática número dois: Expectativas de aprendizagem, Prática número três: Planejamento articulado e Prática número quatro: Prática social cultural. | - |
| Formato: dc.format | 21 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática pedagógica | - |
| Título: dc.title | Aprendizagem significativa em ciências | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: