Aprendizagem significativa em ciências

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Vivian Isleb-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorDemenech, Márcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:28:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:28:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53357-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53357-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Vivian Isleb Rodrigues-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente artigo tem como objeto de estudo aprendizagem significativa em Ciências Naturais. Problematizou-se em que medida a aprendizagem pode se tornar significativa, no âmbito da disciplina de Ciências, para os anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o tema investigado baseando-se em pesquisa documental das DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA-CIÊNCIAS (2008), do estado do Paraná. Com o intuito de ser um instrumento transformador, utilizado para subsidiar os trabalhos na escola, fomentandoo currículo e o planejamento dos professores, reforçando no embasamento teórico e metodológico dos conhecimentos científicos relacionados para melhorar o desenvolvimento do trabalho docente e garantir a aprendizagem. Assim, como forma desta análise, foram identificadas quatro práticas pedagógicasde ensino, quais recursos poderão ser utilizados para intensificar a ação docente para aprendizagem significativa em Ciências. São assim definidas: Prática número um: Seleção de conteúdos, Prática número dois: Expectativas de aprendizagem, Prática número três: Planejamento articulado e Prática número quatro: Prática social cultural.-
Formato: dc.format21 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógica-
Título: dc.titleAprendizagem significativa em ciências-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.