Avaliação na educação infantil : considerações acerca do currículo para rede pública municipal de ensino de Cascavel

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Vivian Isleb-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorAlbano, Márcia Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:54:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:54:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-02-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53353-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53353-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª Mestre Vivian Isleb Rodrigues-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente artigo tem como objeto de análise a avaliação na Educação Infantil. Investigou-se a concepção de avaliação expressa no Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel, problematizando-se em que medida a avaliação na Educação Infantil, da Rede Municipal de Ensino de Cascavel, pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem das crianças. Como parte dos encaminhamentos metodológicos, realizou-se a análise documental do Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel bem como, a pesquisa bibliográfica sobre o tema investigado, baseando-se em autores que estudam o aprendizado e desenvolvimento infantil pautados na psicologia histórico-cultural e na pedagogia histórico-critica. Como resultado da análise foram identificados dois elementos que evidenciam a importância do ensino e da avaliação na Educação Infantil como: a valorização do desenvolvimento infantil partindo do pressuposto da pedagogia histórico-critica e da psicologia histórico-cultural e a compreensão da avaliação como instrumento de reflexão para o redimensionamento da ação pedagógica para a promoção da qualidade do ensino ofertado na Educação Infantil.-
Formato: dc.format20 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Título: dc.titleAvaliação na educação infantil : considerações acerca do currículo para rede pública municipal de ensino de Cascavel-
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