Conselho de classe : apontamentos sobre uma escola pública paranaense

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Adriane Carneiro-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorJesus, Marcia Alessio de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:58:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:58:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53352-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53352-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª Mestra Adriane Carneiro Ferreira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este artigo tem por objetivo refletir sobre a forma com esta sendo conduzido o conselho de classe em uma escola pública no Paraná, verificando qual a concepção que os docentes pesquisados possuem sobre a temática. Visa analisar se estas reuniões tem desempenhado sua real função ou tornaram-se meramente burocráticas. Para tanto, a pesquisa teve como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, que consistiu no estudo de autores que escreveram e/ou desenvolveram pesquisas acerca da temática em estudo, e a de campo que foi desenvolvida em duas etapas: a primeira, através da observação de oito conselhos de classe em uma escola estadual do município de Quedas do Iguaçu - Paraná, e também a coleta de dados através de um questionário direcionado a vinte professores, da referida escola, sendo quinze respondidos. O conselho de classe é o colegiado que possibilita a democratização das relações na escola permitindo a reflexão e discussão da prática pedagógica e de avaliação coletiva, no entanto não é desta forma que a mesma ocorre apesar dos docentes pesquisados entenderem a importância do mesmo. A pesquisa traz uma reflexão acerca da necessidade de se repensar sobre a postura docente, historicamente construída, no que concerne a avaliação e sua relação com a aprendizagem visando avanço educacional equitativo.-
Formato: dc.format21 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectConselhos de educação-
Palavras-chave: dc.subjectPratica de ensino-
Título: dc.titleConselho de classe : apontamentos sobre uma escola pública paranaense-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.