
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Tiecher, Adilson Luiz | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Queiroz, Mara Angela Cabrino de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:48:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:48:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53346 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53346 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Professor Me. Adilson Luiz Tiecher | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente estudo procurou investigar e apresentar de forma sucinta como ocorre o funcionamento da educação infantil e ensino fundamental em tempo integral, na Escola Maria Fumiko Tominaga na cidade de Cascavel/Pr. Evidenciando os aspectos positivos e apresentando os negativos, procurando trazer elementos que podem servir de inspiração aos educadores, como também aos acadêmicos que atuam na área da educação. Como encaminhamento metodológico, foi realizada uma pesquisa por meio de estudo de campo, quantitativo-descritivo, com professores que atuam nas séries iniciais, cujos alunos frequentam período integral. Ao término desta pesquisa, contata-se que a experiência de Educação em Tempo Integral tem trazido contribuições interessantes em relação à aprendizagem e ao desenvolvimento dos alunos. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação integral | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
| Título: dc.title | A experiência da educação em tempo integral na educação infantil e no ensino fundamental : anos iniciais na Escola Municipal Maria Fumiko Tominaga de Cascavel/PR | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: