Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Taques, Mariana Fonseca | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Luciane da Costa Silva de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:08:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:08:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53342 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53342 | - |
Descrição: dc.description | Orientador (a ): Profª Ms. Mariana Fonseca Taques | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo tem como objetivo investigar a relação entre formação acadêmica e o exercício profissional do Pedagogo enquanto coordenador pedagógico. Esta investigação teve como base primeiramente uma pesquisa bibliográfica entre autores que abordam e discutem sobre o tema e documentos oficiais do MEC, que tratam sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Para fazer uma correlação entre teoria e prática, foi realizada uma pesquisa entre os pedagogos concursado do município de Pinhais/PR, que atuam na função de coordenador pedagógico. Foi aplicado um questionário onde a intenção era justamente saber destes Pedagogos o quanto o curso de Pedagogia os habilitou para atuarem como coordenadores. Através do resultado da pesquisa foi possível perceber que a maioria destes profissionais, ao ingressarem no cargo de Pedagogos, tiveram muitas dificuldades, pois consideram que a formação obtida durante o curso de Pedagogia demonstrou possuir uma defasagem entre teoria e prática profissional, principalmente para atuarem como coordenadores pedagógicos. | - |
Formato: dc.format | 20 p. : grafs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orientadores educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogos | - |
Título: dc.title | Formação acadêmica e prática profissional do coordenador pedagógico | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: