Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hammerschmitt, Ida | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Luciane Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:34:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:34:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53341 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53341 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Ida Hammerschmitt | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este artigo tem como finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa sobre evasão escolar, realizada no CEEBJA Professor Orides Balotin Guerra, em Foz do Iguaçu, Paraná. Tomou-se como base a problemática da evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de refletir sobre as causas da evasão nesta modalidade de ensino e identificar estratégias que possam contribuir para diminuir o índices de evasão na referida unidade de ensino. A abordagem metodológica se valeu de revisão de literatura, pesquisa de campo e da análise dos dados pesquisados. Para tanto, valeu-se de aportes teóricos que tratam da temática, bem como de questionário investigativo, obtendo assim os resultados apresentados na forma de gráficos. Abordou-se também o papel da coordenação pedagógica, que no exercício de suas funções pode possibilitar reflexões e encaminhamentos que minimizam alguns dos aspectos negativos relacionados à evasão escolar na EJA. Algumas ações desenvolvidas durante o estudo evidenciaram aspectos positivos, a partir de uma ação conjunta de professores, pedagogos e funcionários da Escola resultou no aumento do número de matrículas, bem como a rematrícula ou retorno de educandos que estavam inclinados a desistir | - |
Formato: dc.format | 21 p. : grafs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
Título: dc.title | Evasão escolar na educação de jovens e adultos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: