A formação do pedagogo e suas atribuições no contexto escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPinheiro, Dalessandro de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorThibes, Luceide Gorete-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:34:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:34:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53339-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53339-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Dalessandro de Oliveira Pinheiro-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente artigo tem por finalidade esclarecer a função prevista do pedagogo nas escolas públicas do Estado do Paraná abordando a trajetória histórica percorrida por esse profissional até chegar aos dias atuais, passando pela supervisão e orientação educacional. Para tal, pesquisou-se entre estudiosos do tema através de leitura e pesquisa bibliográfica e também fez-se uso de um questionário aplicado entre professores e profissionais pedagogos com perguntas pertinentes ao tema proposto para a pesquisa. Questiona-se porque os pedagogos não conseguem exercer sua função de atender e orientar alunos e corpo docente, possibilitando uma melhor qualidade no processo de ensino aprendizagem e também proporcionando aos professores novas metodologias e leituras que venham a contribuir para o trabalho dos mesmos em sala de aula. Questiona-se também porque o pedagogo é visto pela comunidade escolar em geral e seus profissionais e alunos, como um "multitarefa" ou "faz tudo" dentro das instituições escolares, buscando soluções imediatas para os problemas corriqueiros e deixando assim de promover um trabalho pedagógico que venha ao encontro dos anseios de toda a sociedade para que então possa contribuir para uma melhoria na qualidade da educação de uma forma geral.-
Formato: dc.format20 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectOrientadores educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogos-
Título: dc.titleA formação do pedagogo e suas atribuições no contexto escolar-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.