
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Dalessandro de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Thibes, Luceide Gorete | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:34:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:34:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53339 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53339 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Dalessandro de Oliveira Pinheiro | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo tem por finalidade esclarecer a função prevista do pedagogo nas escolas públicas do Estado do Paraná abordando a trajetória histórica percorrida por esse profissional até chegar aos dias atuais, passando pela supervisão e orientação educacional. Para tal, pesquisou-se entre estudiosos do tema através de leitura e pesquisa bibliográfica e também fez-se uso de um questionário aplicado entre professores e profissionais pedagogos com perguntas pertinentes ao tema proposto para a pesquisa. Questiona-se porque os pedagogos não conseguem exercer sua função de atender e orientar alunos e corpo docente, possibilitando uma melhor qualidade no processo de ensino aprendizagem e também proporcionando aos professores novas metodologias e leituras que venham a contribuir para o trabalho dos mesmos em sala de aula. Questiona-se também porque o pedagogo é visto pela comunidade escolar em geral e seus profissionais e alunos, como um "multitarefa" ou "faz tudo" dentro das instituições escolares, buscando soluções imediatas para os problemas corriqueiros e deixando assim de promover um trabalho pedagógico que venha ao encontro dos anseios de toda a sociedade para que então possa contribuir para uma melhoria na qualidade da educação de uma forma geral. | - |
| Formato: dc.format | 20 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Orientadores educacionais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogos | - |
| Título: dc.title | A formação do pedagogo e suas atribuições no contexto escolar | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: