Conselho de classe : características e concepções docentes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Humberto Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorCosta, Leticia de Andrade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:10:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:10:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53331-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53331-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Humberto Rodrigues de Lima-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Esta pesquisa foi desenvolvida para aprofundar conhecimentos acerca do que constitui o papel do Conselho de Classe, enfatizando suas características na gestão da escola e a concepção de professores em relação ao mesmo. Dessa forma, o objetivo geral foi de compreender as características do Conselho de Classe enquanto instância colegiada presente na organização da escola. Tendo por objetivos específicos: contextualizar como foram instituídos os Conselhos de Classe no interior das escolas brasileiras; Discutir o que é o Conselho de Classe e suas características a partir de teóricos da área e da concepção de professores de uma escola da rede estadual de ensino do Paraná. Como base teórica fundamenta-se nas pesquisas desenvolvidas por Dalben (2006) e Rocha (1984), além de outros autores que pesquisam sobre esta temática. Em relação à metodologia aplicada, o estudo envolveu o levantamento bibliográfico e posteriormente foram realizadas entrevistas com docentes de uma escola pública da cidade de Apucarana, Paraná, além de leituras das obras selecionadas, observações e conversas informais no campo de pesquisa. Os resultados da pesquisa demonstraram que há discrepâncias em relação a como vem sendo realizados de como deveria ser a finalidade desta instância e a necessidade de se obter maiores esclarecimentos, pelos envolvidos com o processo educativo, sobre as características e sua importância na organização e funcionamento da escola-
Formato: dc.format26 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectConselhos de educação-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente escolar-
Título: dc.titleConselho de classe : características e concepções docentes-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.