Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Humberto Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Leticia de Andrade | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:10:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:10:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53331 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53331 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Humberto Rodrigues de Lima | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Esta pesquisa foi desenvolvida para aprofundar conhecimentos acerca do que constitui o papel do Conselho de Classe, enfatizando suas características na gestão da escola e a concepção de professores em relação ao mesmo. Dessa forma, o objetivo geral foi de compreender as características do Conselho de Classe enquanto instância colegiada presente na organização da escola. Tendo por objetivos específicos: contextualizar como foram instituídos os Conselhos de Classe no interior das escolas brasileiras; Discutir o que é o Conselho de Classe e suas características a partir de teóricos da área e da concepção de professores de uma escola da rede estadual de ensino do Paraná. Como base teórica fundamenta-se nas pesquisas desenvolvidas por Dalben (2006) e Rocha (1984), além de outros autores que pesquisam sobre esta temática. Em relação à metodologia aplicada, o estudo envolveu o levantamento bibliográfico e posteriormente foram realizadas entrevistas com docentes de uma escola pública da cidade de Apucarana, Paraná, além de leituras das obras selecionadas, observações e conversas informais no campo de pesquisa. Os resultados da pesquisa demonstraram que há discrepâncias em relação a como vem sendo realizados de como deveria ser a finalidade desta instância e a necessidade de se obter maiores esclarecimentos, pelos envolvidos com o processo educativo, sobre as características e sua importância na organização e funcionamento da escola | - |
Formato: dc.format | 26 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conselhos de educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente escolar | - |
Título: dc.title | Conselho de classe : características e concepções docentes | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: