Gestão escolar e liderança

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerraz, Jokasta Pires Vieira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorMaziero, Jussara Maria de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:01:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:01:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53322-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53322-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Prof. Ma. Jokasta Pires Vieira Ferraz-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este artigo propõe uma abordagem sobre a temática da Gestão Escolar e Liderança. Objetivou-se identificar os conceitos do administrador escolar e de gestão escolar, bem como compreender as relações entre gestão escolar e liderança, identificando os tipos de liderança mais comuns entre os gestores escolares, e suas características mais significativas para ao final apontar as características da gestão escolar na atualidade. Utilizando-se da pesquisa bibliográfica a investigação dos conceitos de administração escolar e gestão escolar demonstrou a possibilidade de um avanço educacional responsabilizando toda a comunidade escolar e as politicas públicas pelos resultados alcançados em relação à aprendizagem do educando. Nestas definições passou a ser integrado ao gestor escolar o conceito de liderança e como consequência da maneira como nossas escolas são lideradas, tomando como parâmetros a distribuição de poder e tomada de decisões, analisada nos três estilos de liderança: Autocrático, Democrático, Laissez – Faire. Recentemente, originou-se a teoria situacional, que instiga as pessoas a tomar iniciativas para resolver as situações com influência maior da situação do que a personalidade do líder. A referência teórica que subsidia o estudo é em Lück (2010) e Gonçalves, (2001), Paro (1996), Medeiros (2008) entre outros. Concluindo, a importância de uma participação ativa e continua é que dá condições para que a gestão democrática aconteça na escola, constituída por todos os segmentos da comunidade escolar.-
Formato: dc.format14 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Administração de pessoal-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Organização e administração-
Título: dc.titleGestão escolar e liderança-
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