Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hammerschmitt, Ida | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Farina, Juliana Santos de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:15:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:15:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53318 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53318 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Ida Hammerschmitt | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O artigo contempla-se alguns dos resultados obtidos sobre as relações interpessoais no interior da escola, a partir de uma investigação realizada no Colégio Estadual Tancredo de Almeida Neves, Parque Morumbi, em Foz do Iguaçu, Paraná. Objetiva-se com este estudo e pesquisa de campo identificar e compreender algumas das prováveis causas de conflitos presentes nas relações interpessoais no interior da escola, resgatando hábitos e costumes da boa convivência. A pesquisa envolveu educandos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental e dez professores da referida unidade educacional. Aplicou-se um questionário contemplando questões específicas aos educandos, oportunizando momentos de diálogos e interação com a pesquisadora. Elucida-se nas reflexões aqui feitas, o papel do coordenador pedagógico na mediação das situações pedagógicas e de conflitos presentes nas relações do dia a dia da escola. Pretende-se contribuir com alguns parâmetros para refletir e influenciar nas ações que promovem viabilizar um olhar de superação e melhoria das relações interpessoais. Também aponta-se desejos e anseios dos educandos, juntamente com o compromisso de mudança, principalmente da valorização e respeito ao outro, dentro do espaço escolar. | - |
Formato: dc.format | 24 p. : grafs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações humanas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orientadores educacionais | - |
Título: dc.title | As relações interpessoais na escola : o papel do coordenador pedagógico | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: