As relações interpessoais na escola : o papel do coordenador pedagógico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHammerschmitt, Ida-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorFarina, Juliana Santos de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:15:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:15:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-25-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-25-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53318-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53318-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Ida Hammerschmitt-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O artigo contempla-se alguns dos resultados obtidos sobre as relações interpessoais no interior da escola, a partir de uma investigação realizada no Colégio Estadual Tancredo de Almeida Neves, Parque Morumbi, em Foz do Iguaçu, Paraná. Objetiva-se com este estudo e pesquisa de campo identificar e compreender algumas das prováveis causas de conflitos presentes nas relações interpessoais no interior da escola, resgatando hábitos e costumes da boa convivência. A pesquisa envolveu educandos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental e dez professores da referida unidade educacional. Aplicou-se um questionário contemplando questões específicas aos educandos, oportunizando momentos de diálogos e interação com a pesquisadora. Elucida-se nas reflexões aqui feitas, o papel do coordenador pedagógico na mediação das situações pedagógicas e de conflitos presentes nas relações do dia a dia da escola. Pretende-se contribuir com alguns parâmetros para refletir e influenciar nas ações que promovem viabilizar um olhar de superação e melhoria das relações interpessoais. Também aponta-se desejos e anseios dos educandos, juntamente com o compromisso de mudança, principalmente da valorização e respeito ao outro, dentro do espaço escolar.-
Formato: dc.format24 p. : grafs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectRelações humanas-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogos-
Palavras-chave: dc.subjectOrientadores educacionais-
Título: dc.titleAs relações interpessoais na escola : o papel do coordenador pedagógico-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.